terça-feira, 30 de setembro de 2008

Um lateral a menos

É uma boa notícia: Éder Sciola -- o lateral-direito grosso pra burro que veio por empréstimo do Noroeste -- teve seu contrato rescindido. Com isso, o São Paulo fica com "apenas" quatro jogadores para a função: Joílson, Jancarlos, Rafael e o improvisado Zé Luís.

Recordar é viver: este é o *segundo* lateral-direito dispensado nesta temporada. O primeiro foi o esquecido Reasco, equatoriano que voltou à sua LDU para disputar o Mundial de Clubes.

Com a iniciativa, o São Paulo diminui um pouco do desequilíbrio no elenco. O problema é o motivo da rescisão. Muricy declarou hoje que ele foi dispensado porque não estava sendo aproveitado. Sem dúvida, a razão verdadeira. Mas... há rumores de que Éder chegou atrasado à concentração, junto com outros jogadores. Se isso aconteceu mesmo, é estranho que ele tenha sido o único punido.

Mas não surpreendente, considerando que, depois de uma briga entre Carlos Alberto e Fábio Santos, um tenha sido "anistiado" e o outro descartado. Essa diretoria não tem usado muito a isonomia para tratar os jogadores neste ano de 2008. É uma coisa que não pode continuar, sob risco de criar rachas no elenco, entre os "protegidinhos" e os "escanteados".

Enfim, enquanto não há uma versão definitiva sobre a polêmica do atraso de Éder, fica a versão oficial e convincente: o jogador saiu porque é muito grosso mesmo.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

De Volta Para o Futuro - Parte III




Esse filme clássico chega a sua parte 3!

Muricy Mcfly insiste em usar invenções e descobertas do "Doc" Juvenal, isso resulta em uma defesa sólida, melhor ataque do campeonato e menor número de derrotas!

Será uma reprise dos dois filmes anteriores?

Só que dessa vez, uma inimiga terrível chamada Luxa possui um gás mortal e tentará impedir nossos heróis!

domingo, 28 de setembro de 2008

O time da fé, sim senhor!

SPFC 2x0 Cruzeiro
28.set.2008, 16h
Brasileirão 2008
Morumbi (SP)


Acredite se quiser, mas tudo que precisava acontecer para o São Paulo brigar pelo título aconteceu. E, ironia das ironias, o resultado que foi mais difícil de sair foi o nosso. O placar de 2 a 0 não deve enganar os desavisados; o jogo foi duro e só se definiu com gols aos 35 e 48 do segundo tempo.

O São Paulo foi a campo com mais uma má notícia: Rogério Ceni sentiu uma contusão e teve de ser sacado do time. Muricy mandou a seguinte equipe para o jogo: Bosco, Zé Luís, André Dias e Rodrigo; Joílson, Jean, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto e André Lima.

O que não costuma ocorrer, nesse jogo aconteceu: o São Paulo dominou o meio-campo. Mas o ataque estava de todo inefetivo, com uma péssima atuação (novidade!) de André Lima. Com isso, as poucas chances de gol não entraram. Exceção feita a um gol de Hugo, que antes do chute dominou a bola com a mão.

O segundo tempo veio e a supremacia do São Paulo no comando das ações foi reduzida. O Cruzeiro chegou mesmo a ter 10 minutos de superioridade, com algumas chances agudas de gol -- uma delas, depois de uma reposição malfeita do goleiro Bosco.

E o tempo foi passando, passando, passando... lá pela metade do segundo tempo, Borges foi para o sacrifício, no lugar de André Lima. Mas os únicos lances de perigo real eram na bola aérea. Não por acaso, aos 35 minutos, uma batida de escanteio de Jorge Wagner acertou a cabeça de André Dias, que dali foi pra galera: 1 a 0 pra nós.

(Aliás, gol merecidíssimo deste jogador que é, de longe, o melhor e mais regular do São Paulo nesta temporada.)

Depois do gol, o Cruzeiro ainda tentou pressionar, e o São Paulo jogou no esquema de "bola pro mato". Até que, numa dessas, aos 47 minutos, Hugo sofreu uma falta na entrada da área. Para a batida foi Jancarlos, que havia entrado no lugar de Zé Luís, contundido. E não é que ele meteu no gol?

O acerto selou o destino do jogo e colocou o São Paulo em boa condição no campeonato.

Boa, não; ótima!

Porque a Porcaria só empatou com o Náutico, nos Aflitos, o Grêmio tomou uma ensacada do Inter, o Botafogo empatou com o Flu e o Coxa empatou com o Patético Paranaense. Isso deixou o Tricolor do Morumbi, empatado com Cruzeiro e o time da CBF, com 46, e a apenas 4 pontos dos líderes, Porcaria e Grêmio, que ficaram com 50.

Ou seja, nunca estivemos tanto na briga. Valeu a fé do torcedor são-paulino.

Ah, eu já mencionei que campeonato por pontos corridos é SENSACIONAL?

sábado, 27 de setembro de 2008

Para não jogar a toalha


SPFC x Cruzeiro
28.set.2008, 16h
Brasileirão 2008
Morumbi (SP)


Não adiantou toda a torcida do mundo, que o time da CBF acabou vencendo o Sport no Maracanazo e eliminou, de antemão, qualquer chance de o São Paulo terminar a rodada no G-4.

O desânimo após o apito final do Rio demonstra como a situação do Tricolor está ruim, a despeito de sempre mirarmos o título. A rigor, se o objetivo é o título, a partida do Flamengo não influencia em nada. Mas, como sabemos que o buraco, infelizmente, é mais embaixo, e o que realmente está em jogo é uma vaga no G-4, a vitória do time rubro-negro realmente preocupa o torcedor são-paulino.

De todo modo, o São Paulo continua precisando -- mais do que nunca -- vencer seus próprios jogos. Se ganhar do Cruzeiro, ficará empatado com o time mineiro e com o time da CBF na tabela, e continua na corrida para entrar no G-4.

E o jogo deste domingo no Morumbi não deve ser fácil. O Cruzeiro tem uma ótima equipe do meio pra frente, com destaques para os atacantes Guilherme e Thiago Ribeiro (lembra dele?). Pra piorar, o São Paulo tem o desfalque de Miranda, que deve motivar Muricy a armar o time num misto de 3-5-2 com 4-4-2, recuando Zé Luís para formar a linha de três na defesa quando o time estiver recuado.

A formação deve ser: Rogério Ceni, Zé Luís, André Dias, Rodrigo e Jorge Wagner; Joílson, Jean, Hernanes e Hugo; Dagoberto e André Lima. Borges voltou a sentir a contusão e deve ficar no banco, podendo entrar no segundo tempo.

É isso. Parar de acreditar, jamais. Mas que a maré parece não estar ajudando, parece.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O time da fé

A despeito da confiança de cada um, é evidente para todos que o São Paulo, para entrar no G-4 e mesmo conquistar o título, vai precisar secar vários adversários ao longo de várias rodadas.

Pois bem: a secação já precisa começar amanhã. Os são-paulinos torcerão pelo Goiás, contra o Vitória, e pelo Sport, contra o Flamengo. O primeiro jogo acontece em Goiânia, o que ajuda; já o segundo, é no Maracanã.

Se o time da CBF, vulgo Flamengo, vencer, o Tricolor do Morumbi não tem chance de entrar no G-4 ao final da rodada. Em compensação, se o São Paulo vencer e Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Grêmio perderem, podemos reduzir a distância para o líder para quatro pontos, a meros três da Porcaria.

Se o São Paulo é mesmo o "time da fé", agora é a hora de provar.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Vergonha! Novidades do caso do gás!

Quando você acha que acabou e ficou tudo por isso mesmo, nada como um escândalo para ajudar outro. Enquanto a polícia investigava o escândalo dos ingressos falsos, pegou uma conversa telefônica de um diretor do Palmeiras, que aponta o responsável pelo ataque de gás ao vestiário do São Paulo no Pocilga Itália.

O suposto culpado pelo ataque é membro de uma torcida organizada da Porcaria, e as novas informações -- que já causam rebuliço no clube mais mau-caráter de São Paulo -- foram divulgadas pelo diário Lance.

Enquanto alguns falam de prisão para o responsável, e outros, com medo, falam em expulsar o tal diretor que sabia de tudo, a Imprensa São-Paulina lança a questão: como o perpetrador tinha conhecimento de qual duto atacar para afetar o vestiário são-paulino? Pode ser ingenuidade minha, mas tenho a impressão de que torcida não costuma conhecer as plantas esquemáticas dos estádios de seus times...

Em outras palavras, um diretor da Porcaria sabia do crime. Será que, mais que isso, não partiram da diretoria do malcheiroso clube as dicas para que o ataque tivesse sucesso?

São perguntas que ficam no ar. Mas, de todo modo, já está claro para quem quiser ver que o Palmeiras foi mesmo responsável pelo incidente. Mais uma mancha na vergonhosa história do time alvivendido de Parque Antarctica.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ISP Investiga: SPFC deve renovar com BWA/Ingresso Fácil!

A Imprensa São-Paulina mais uma vez foi atrás das informações do nosso querido Tricolor.

Infelizmente parece que a fila e a insatisfação do torcedor que vai ao estádio não serviram de nada para a diretoria do SPFC se incomodar a ponto de não renovar contrato com a "famosa" BWA/Ingresso Fácil.

Problemas não faltaram nos últimos campeonatos em que a empresa foi responsável diretamente pela bilheteria, um caos instaurado e principalmente irritação do consumidor. Isso sem falar dos cambistas, que circulavam tranqüilos e conseguiam ingressos antes da bilheteria sequer ter aberto.

O que um adiantamento de cotas para os clubes, não faz, hein?

Fontes ligadas à empresa dão conta de que estão estudando um meio de vender ingressos pelo celular, facilitando a compra pelo consumidor. (Quero ver o rolo que isso vai dar...)

Enfim, enquanto o Morumbi caminha a passos largos para a Copa 2014, as bilheterias dão passos largos para trás.

A única pedra no sapato da BWA pode ser o interesse da VISA em criar um setor próprio no estádio do Morumbi, porque a empresa costuma controlar os ingressos dos "seus" setores (como o existente já no Pocilga Itália).

Mas como a VISA, por exemplo, vende ingressos também para o estádio do Figueirense em todos os setores e também conta com a Time for Fun (empresa de entretenimento que organiza espetáculos de grande porte, como o show da Madonna), para grandes eventos, é esperar para ver.

Sinceramente, todo mundo sabe a relação estreita entre a FPF e a BWA, que foi uma empresa indicada pela própria Federação. Ainda mais agora que a FPF criou um grupo para avaliar a venda de ingressos e melhorar a qualidade, acredito que os clubes continuem com a BWA.

Quem perde com isso?

O torcedor, claro. Aliás, sempre!

Chora, Porcaria! Morumbi 2014!

O blog do Marcelo Prado divulgou as primeiras imagens 3D a sério do projeto do Morumbi para 2014. Desfazem completamente o mal-estar com o Photoshop meia-boca mostrado pelo Ruy Ohtake quando da apresentação original do projeto.

É DE CHORAR!

Dê uma olhada no Morumbi 2014, orçado em R$ 150 milhões.




E aí, Porcaria, vai querer competir? Huahuhauhauhauhau...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Torcida Mirim: ganha-ganha para o SPFC!

Confesso que não entendi muito a idéia do São Paulo, quando da inauguração do Santo Paulo Bar, de converter o local antes destinado à torcida visitante para um projeto denominado "Torcida Mirim". Pintaram as cadeiras de vermelho, preto e branco e disseram isso aí. Fiquei boiando, achando que era apenas uma tentativa de evitar que os vândalos da torcida visitante destruíssem as dependências do bar, logo ao lado.

Mas agora os primeiros dados sobre esse projeto, batizado de "Torcedor do Futuro", começaram a emergir. E, devo dizer, a idéia é *G*E*N*I*A*L*. (Não que eu devesse esperar menos, vindo de Casares e cia.)

A proposta é formar parcerias com escolas e outras instituições similares para levar a garotada, de 8 a 14 anos, como se fosse uma excursão, para ver um jogo no Morumbi. Seria uma daquelas partidas de uma torcida só (tipo São Paulo e Ipatinga), o que propiciaria segurança e uma experiência inesquecível para a molecada.

Diz Júlio Casares que a idéia é usar o projeto para, além de aumentar o gosto das crianças pelo futebol, inspirar o espírito cívico. Ensinar como usar um banheiro público corretamente, respeitar a torcida adversária y otras cositas mas. Em suma, para tornar a torcida do futuro tudo que a do presente não é: educada.

Entretanto, o que realmente esse projeto fará de tão especial é fazer com que a molecada se torne, em massa, são-paulina. Pois é, se você não acredita que o Tricolor pode ter a maior torcida do Brasil em pouco tempo, fique só parando, esperando até a turma do marketing tricolor terminar de operar sua magia.

Fiquei só imaginando os pais torcedores da Porcaria ou do Curíntia, tendo de dar autorização para que a escola leve seu filho para torcer pelo São Paulo, no Morumbi. Se o pai autoriza, seu filho vira são-paulino; se o pai não autoriza, o filho fica com raiva dele e vira são-paulino.

É ganha-ganha para o São Paulo. Pra variar. :-)

Júlio Casares confirma interesse da Unimed!

Prezados visitantes da Imprensa São-Paulina,

este blog foi alvo de desconfiança por parte de alguns jornalistas, por considerar que não tinha uma fonte séria anunciando o interesse da Unimed. Pois bem, hoje a Estação Tricolor publicou uma entrevista (em audio) com o Júlio Casares, falando sobre o patrocínio tricolor, e eis que ele conversou sobre o interesse da empresa, e ainda confirmou conversações para os próximos dez dias.

Só venho lhes dizer que eu não invento notícia, eu apuro e confio de forma sólida nas minhas fontes, porque não gosto de especular e iludir o torcedor São Paulino.

Um abraço e obrigado a todos que confiaram na informação e ouça aí a entrevista na ET!

http://www.estacaotricolor.com.br/integra.asp?conta=39182&cat=ra


OBS: Esse "furo" foi da Imprensa São-Paulina!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Futebol em retiro: Sport 0x0 São Paulo!

Saudações viajantes desse fanático blog tricolor!

Bom, foi horrível né? é um jogo até complicado de se comentar, porque os dois lados não criaram nada de "bom" na partida. Se você é um fanático por futebol e viu Chelsea x Manchester Utd pela manhã, sabe o quanto um jogo pode ser tão bom e outro tão ruim. Evidente que o horror foi o jogo na ilha do retiro.

Além de na minha opinião o Muricy ter escalado mal, ao tirar o Zé Luís da ala direita para colocar o Joílson, evitando uma possível entrada do criticado Richarlyson, faltou audácia ao tricolor para vencer. Não que não tenha existido vontade, até teve, mas em alguns momentos os jogadores pareciam estar satisfeitos com o empate.

Sabe, geralmente os times do Muricy são meio esquizofrênicos, mudam de uma hora pra outra e começam a vencer em seqüência, mas a cada dia que passa, fica evidente a limitação de criação do SPFC, que depende do fraco Jorge Wágner e seus 1 bilhão de cruzamentos errados.

Sinceramente, não vejo a hora de 2009 chegar, com Libertadores ou sem, é preciso reformular e fazer uma faxina no tricolor. Tem muita porcaria de titular e outras sentando no banco.

sábado, 20 de setembro de 2008

Vencer ou vencer


Sport x SPFC
21.set.2008, 16h
Brasileirão 2008
Ilha do Retirement (PB)


O Sport foi um time que conquistou o respeito de todos na marra nesta temporada. Bateu adversários complicados como Porcaria e Internacional (outros nem tanto, como Vasco e Curíntia), já tem vaga assegurada na Libertadores graças à Copa do Brasil e ainda assim encontrou forças para alguns feitos espetaculares neste Brasileirão, como a goleada sobre a Porcaria em pleno Pocilga Itália, por 3 a 0.

Ou seja, o jogo deste domingo vai ser tudo, menos moleza para o São Paulo. A equipe terá os desfalques de Jean, suspenso pelo terceiro amarelo, e Borges, contundido. Muricy deve mandar o time a campo com Rogério Ceni, Miranda, André Dias e Rodrigo; Zé Luis, Ricky, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner, Dagoberto e André Lima.

E ao Tricolor não resta buscar outro resultado que não a vitória -- meta que não pode se converter em desespero, sob risco de terminarmos com uma derrota. Se o São Paulo jogar com a mesma determinação de sua partida anterior, podemos vencer, e mais que isso mostraremos que o time está disposto a cavar sua reação no campeonato.

Por outro lado, se a apatia retornar, com ela virá a desesperança para o resto da temporada. Uma encruzilhada para o time. Tomara que eles tomem o rumo certo.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Reforços, só em 2009

Nossa, se o Juvenal não tivesse dito, eu nem ia acreditar. Imagine você que o mandatário são-paulino anunciou que não haverá novas contratações para a atual temporada. Surpresa, né? Para saber mais sobre o que diz a velha raposa, clique aqui.

E, por falar em Juvenal, andou em foco o projeto do São Paulo para a Copa de 2014. E, segundo o Painel FC, da Folha de S.Paulo, a Fifa não foi tão generosa com nosso estádio quanto a velha raposa gosta de fazer crer sempre que perguntada sobre o assunto.

"Apesar de o São Paulo propalar que o Morumbi é o único estádio brasileiro hoje em condições de receber a Copa-14, ele foi considerado por inspetores da Fifa que vieram ao Brasil como o calcanhar-de-aquiles entre as arenas do país", diz a coluna. "Julgaram o estádio ultrapassado para abrigar o jogo de abertura do Mundial. Além disso, a estrutura atual não permite que mudanças drásticas sejam feitas para melhorar a acomodação do público. Os inspetores da entidade retornarão ao país para novas avaliações em janeiro de 2009."

Quem diz a verdade?

Não sei. Só sei que a Arena Pocilga Itália não faz mesmo sombra ao Morumbi para a abertura da Copa, por uma simples questão de capacidade. Mas nada impede que algum dos bandidos ligados ao futebol decida construir outro estádio, com dinheiro público, para abrigar a abertura do Mundial em São Paulo. E sempre haverá o Aecião, em Minas. Tudo muito nebuloso ainda.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mais uma trinca daquelas...

Virou uma espécie de mania neste Brasileirão o torcedor são-paulino ver certas seqüências de jogos como trincas -- um trio de partidas em que se precisa vencer para continuar na luta pelo topo da tabela. (A mania começou no primeiro turno, quando a velha raposa, Juvenal Juvêncio, pagou bicho aos jogadores por vencer Atlético-MG, Flamengo e Sport.)

Noves fora a falta de criatividade, os próximos três jogos de fato serão essenciais às pretensões são-paulinas. São dois fora, um em casa. Primeiro, o Sport Recife, lá. Depois, o Cruzeiro, cá. Finalmente, o Ipatinga, lá.

Tudo bem que, tirando o Cruzeiro, nenhum dos outros dois adversários luta pelo título ou por posições no G-4. E é por isso mesmo que são tão importantes. São jogos em que o Tricolor tem boas chances de fazer três pontos. Se fizer os nove pontos, com seis deles em casa, vai em potencial condição de igualdade enfrentar a Porcaria, lá no Pocilga Itália -- uma daquelas "finais", em termos de pontos corridos.

A maioria dos são-paulinos está cética com relação às chances de título. E há razão para ceticismo. Mas nem tudo está perdido, e gente que entende do riscado, como Juca Kfouri, anda colocando umas fichas no combalido, mas ainda atual campeão brasileiro, Tricolor do Morumbi.

Uma coisa é certa: a sorte está lançada.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ISP Investiga: Quem será o novo patrocinador do Tricolor?


A Imprensa São-Paulina foi atrás das nuances das negociações do patrocínio para a camisa do mais querido e tem boas novidades para os torcedores! Nada ainda em definitivo mas rumores que podem ou não alegrar os torcedores.

Obtive essa informação de uma fonte confiável que me assegurou que a Unimed, isso mesmo... aquela do Fluminense, que contratou 900 jogadores para a disputa da Libertadores.A empresa ofereceu R$31 milhões de reais por temporada para o SPFC, além da ajuda nas contratações de jogadores. O primeiro da lista a ser "contratado" pela Unimed seria o próprio Conca, do Flu.

Por outro lado, a idéia do SPFC era ter um parceiro com marca internacional que ajudasse inclusive na adequação do estádio para a Copa de 2014 e se aproveitasse disso para continuar no tricolor. Continuam sendo ventilados os nomes da Coca-Cola Femsa (que fez o bar Santo Paulo no Morumbi) e da Emirates. Existe um rumor interno que a Emirates pediu para negociar com o SPFC apenas em janeiro, mas não acredito que o clube tope isso, senão comprometeria seu próprio planejamento de orçamento para 2009.

Bom, o novo nome que surgiu além da Unimed, é o da Allianz, que inclusive coincide com a intenção declarada por dirigentes de realizar na cobertura do Morumbi o mesmo material da Allianz Arena. Se isso tem alguma coisa a ver, eu já não sei... mas é outro indício bacana.

Enfim, resta ao tricolor dar a preferência de cobertura de propostas para LG e existindo recusa, para a Coca-Cola Femsa.

A resolução dessa história só teremos em dezembro ou início de janeiro. Espero que além de um bom negócio, a camisa fique mais linda do que está!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Quem manda em quem?

Junte uma empresa com poder econômico e vontade de ganhar dinheiro no mole a um treinador inescrupuloso e a um clube de futebol tradicional, mas essencialmente falido e mal administrado, e o resultado é a "parceria" Traffic-Palmeiras.

Se alguém tem dúvida do quanto ela pode ser nociva aos interesses daquele clube, basta ver as últimas declarações do Vandinho, o nojento técnico da Porcaria. Depois que os jogadores do seu elenco disseram que a prioridade é o Brasileiro -- posição que, tenho certeza, é a mesma de todos os palmeirenses sensatos --, o treinador estrelado subiu nas tamancas. Deu um esporro em todos e disse que está dando igual atenção ao Brasileiro e à Sul-Americana.

Mas que diabos?! O homem está prestes a assumir a liderança do Brasileirão, na reta final, e vem defender a Sul-Americana, aquele torneio que *ninguém* quer jogar, que não leva a lugar nenhum e que até a Conmebol cogita descontinuar?!

Ah, mas para um cara inescrupuloso como Vandinho, o que importa é proteger sua relação e a relação da Porcaria com a parceira Traffic -- única peça da engrenagem futebolística a defender a Sul-Americana, por razões estritamente comerciais.

Pergunta que não quer calar: qual é a autonomia do Palmeiras para definir seu próprio destino? Será que a Traffic forçará o clube a valorizar a Sul-Americana, apenas para atender seus próprios interesses? Será que a WTorre fará o mesmo tipo de manobra, quando os interesses do clube conflitarem com os seus próprios, no uso da futura Arena Pocilga Itália?

Coitados... não mandam nem no próprio nariz, se vendem por qualquer trocado e ainda querem se fazer de rivais para o soberano e democrático São Paulo Futebol Clube. Faz-me rir.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ressurreição ou visita da saúde?

Quando uma pessoa muito doente dá uma súbita recuperada em sua saúde, muitas vezes é apenas um efeito desesperado do corpo, que no fim das contas não agüenta e acaba morrendo -- é a chamada "visita da saúde", que precede o triste fim. Será que o São Paulo, após mais uma bela vitória sobre o time da CBF, está agora operando sua ressurreição, ou é só seu último suspiro?

Convenhamos: com a quase inacreditável derrota do Grêmio para o Goiás no Olímpico, a Porcaria virou favoritíssima a faturar o caneco. E, é claro, se a Porcaria vai assumir a liderança em algum momento, a distância atual do São Paulo para o futuro primeiro colocado é de apenas quatro pontos -- com direito a confronto direto. Ou seja, tudo pode acontecer ainda. Até, pasme, ganharmos o campeonato.

Entretanto, essa é só a perspectiva matemática. Na prática, o São Paulo só leva o caneco (ou mesmo garante vaga para a Libertadores) se jogar consistentemente com a mesma determinação que mostrou no domingo último e contar com a sorte. Logo de cara, já pega o Sport lá no Recife -- um desafio sob medida para determinar quais podem ser os objetivos do Tricolor no Brasileirão. Se vencer, tem boas perspectivas para entrar no bolo do G-4 e brigar pelo título até o fim. Se empatar, continua no mesmo banho-maria de sempre. Se perder... melhor nem pensar.

Vamo que vamo.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A volta da Supercopa?

Diz o Painel FC, da Folha de S.Paulo, que a Conmebol ameaça desistir de dar murro em ponta de faca e começa a sondar os campeões da Libertadores para efetuar a volta da Supercopa. O torneio certamente traz boas lembranças ao torcedor são-paulino.

A idéia é substituir a horrorosa Copa Sul-Americana, que definitivamente não emplacou em lugar algum -- sobretudo no Brasil. Mas existe forte oposição. Adivinha de onde? Da Traffic, empresa que comercializa a competição e faz todo tipo de picaretagem com o futebol.

Na minha modesta opinião, ótima idéia! Não houve outro torneio sul-americano, fora a Libertadores, tão legal quanto a Supercopa.

Ruim foi pouco

E aí, depois que ganha bem do Chile fora de casa, empata em 0 a 0 com a fraca selecinha boliviana, em pleno Roubalhão, no Rio. Quem explica?

As críticas à Seleção e seu treinador voltam com força total. Aliás, teria sido melhor para Dunga e seus comandados empatar com o Chile lá e ganhar aqui da Bolívia do que o contrário, como foi.

Há quem diga que o Brasil venceu o Chile por conta da prepotência do adversário, que decidiu colocar o time à frente e tentar agredir ao máximo a defesa brasileira. De fato, sobrou espaço para a Seleção atacar no jogo do fim de semana.

A Bolívia não fez a mesma coisa. Jogou bem fechadinha, e aí faltou brilho para os jogadores de frente. O melhor deles foi Luís Fabiano. Mas Robinho, Diego e Ronaldinho Gaúcho tiveram fraquíssimo desempenho.

Apesar do mau resultado, dizem por aí que Dunga continua. Veremos até quando. Na contramão da maioria, torço por seu sucesso. Primeiro porque valorizo integridade, e isso não falta no comandante da Seleção. Segundo porque torço pelo Brasil, e se a equipe se complicar (levando Dunga à queda), não há garantia de que depois se recupere e garanta a vaga para o Mundial. Isso porque a safra de jogadores não é das melhores...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

E, pasmem, a Seleção jogou bem!

E não é que o time principal do Brasil jogou muito bem e comeu com farofa o audacioso, mas freguês, Chile. Ganhou de 3 a 0, mas poderia ter sido 5 ou até 6. Com direito a pênalti perdido. E o Chile, pouco fez no ataque. E teve Valdívia expulso. Huahuahua...

O resultado coloca a equipe em boa situação nas Eliminatórias e salva, pelo menos temporariamente, a pele do técnico Dunga. Tem muita gente que critica o treinador justamente por sua inexperiência. Acham que ele não entende nada de futebol, não sabe imprimir padrão tático à equipe. E podem até ter razão. Mas é difícil questionar o caráter de Dunga, ou sua capacidade para motivar o time. Bem ou mal, dos torneios que disputou, ganhou um (Copa América) e ficou em terceiro em outro (Olimpíada). Não é exatamente um mau desempenho.

E a Seleção entrou ontem com o espírito certo. Jogou com vontade, brigou por todas as bolas e fez valer sua maior qualidade sobre a equipe chilena. Destaques para Diego, Robinho e, claro, Luís Fabuloso -- o homem se tornou mesmo o dono absoluto da camisa 9 canarinho.

Agora tem a Bolívia no meio de semana, no Roubalhão. Imagina-se um jogo tranqüilo.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sandálias da humildade para JJ e a diretoria!

Saudações amigos da Imprensa São Paulina,

Demorei um dia pra me pronunciar com relação ao "vexame" de ontem, por conta do fraco futebol apresentado para refletir e não falar besteiras no calor do nervoso.

A verdade é que errar uma vez tudo bem, errar duas é muita burrice. A diretoria acreditou que o técnico Muricy Ramalho era uma espécie de Midas, que transformava jogadores limitados em "ouro"! Quando Hernanes e Richarlyson resolveram a saída de Mineiro e Josué, tudo parecia possível e o JJ confiava plenamente que o técnico poderia fazer muito mais.

Infelizmente não fez, não só não fez como pediu desde o início do ano o aumento de jogadores no plantel tal como a contratação de meias armadores, por conta da saída de Souza e de Leandro.

Entender o porque estamos jogando tão mal é simples. Quando não tivemos meias e fomos campeões de muita coisa, tínhamos alas velozes e que iam a linha de fundo, criavam jogadas.
Hoje nós temos o Jorge Wágner que como ala é um ser lento e que só cruza na diagonal, sem ir a linha de fundo e temos o terrível Joílson... que não é titular absoluto e reveza com outros jogadores bizonhos.

A falta de criatividade, esbarra na postura dos jogadores na saída de bola, a impressão que dá é que ninguém quer receber a "batata quente". Daí, bate e volta.

Enfim, a diretoria abusou de errar nesse ano e precisa tomar alguma atitude com relação a corpo mole e descrença dos jogadores em relação ao técnico. Quanto ao Muricy, precisa deixar suas teimosias de lado, ou ir embora, porque alguma coisa aí, precisa acontecer.

Nota ZERO pro planejamento do SPFC no ano! Pode até ir pra Libertadores, mas foi ZERO!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Mais do mesmo

Mais um jogo medonho. Mais desorganização tática. Mais do mesmo em tudo, e o resultado segue como deveria: mais um empate do São Paulo, desta vez contra o fraquíssimo Atlético-MG. Foi 1 a 1, mas só o fato de que os dois gols foram contra diz alguma coisa sobre a partida.

Com isso, o São Paulo mostra que não vai brigar por nada neste Brasileiro. Nem pelo título, e se bobear, nem pela vaga na Libertadores. O ano de 2009 promete ser bem triste para os torcedores tricolores.

E, mesmo que consigamos a classificação e "salvemos" 2009, que dizer deste time de 2008? Muitos jogadores parecem desmotivados em campo, sem vontade de correr e conquistar as vitórias. Quem viu o jogo sentiu que o São Paulo ia empatar muito antes que o gol do Atlético surgisse, por volta dos 35 do segundo tempo. Por quê? Há um complô para derrubar o Muricy? O time se ressente tanto assim das peças que a diretoria não trouxe? Há descontentes com o fechamento da janela e a permanência no Brasil? O que acontece?

Este é o nó que a diretoria e a comissão técnica terão de desatar para salvar 2009. E não custa lembrar que os próximos meses serão críticos, pois é quando o São Paulo deve fechar as novas bases de patrocínio de camisa, com o fim do contrato com a LG. Os valores dependerão da exposição do São Paulo em 2009, e sem a Libertadores esse fator cai drasticamente.

Ou seja: ganhar o título pode não ser muito importante para esta diretoria, mas ir para a Libertadores é essencial. Com isso, acho que ninguém está a salvo. E chegou a hora da velha raposa provar que entende mesmo do riscado. Eu, por outro lado, acho que nada mais salvará o São Paulo, exceto a ruindade dos adversários. Veja quantos resultados adversos andamos colecionando, e ainda assim o G-4 continua a um jogo de distância. Vamos ver se sábado, com o complemento da rodada, esse quadro muda e reflete com mais precisão o tamanho do futebol que andamos praticando.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Aloísio deixa mensagem de despedida para torcedores!

O espaço é todo seu Aloísio! Manda bala!


terça-feira, 2 de setembro de 2008

O adeus de Aloísio! Obrigado!


Ahhh, mais um jogador que fez história partiu.

Mas esse é especial para todos nós tricolores. Chegou um tanto desacreditado, como contratação para disputar o Mundial de Clubes, eu mesmo questionava se não era jogador para banco e se não deveria ser reserva do Grafite contra o Liverpool. Mas como esse alagoano mesmo diz "Com um passe de Ronaldinho Gaúcho paraguaio, deixei o Mineiro na cara do gol". E assim, conquistou a torcida!

Ah, que falta você fará meu caro amigo Aloísio! Permita-me agir assim, porque sua simpatia é para com todos os tricolores. Me recordo certa vez de te ver entrar com o filho no colo e a família no Bar do Juarez após um jogo de Libertadores. Imediatamente eu batuquei na mesa e puxei o coro de "ÉEEE ALOÍSIOOO!!", praticamente o bar inteirinho acompanhou e você me agradeceu, mesmo de forma tímida e se direcionando ao lugar reservado no andar superior.

Acho que para saudarmos essa despedida já que o nosso saudoso atacante viaja hoje para o Catar, selecionei o momento mais importante de Aloísio em sua passagem pelo Tricolor, com certeza ele entrou de forma espetacular na galeria de assistências para gol em Mundiais pelo Tricolor: Muller, Cafu, Leonardo, Toninho Cerezo e Aloisio!

Obrigado Aloísio! E retorne ao Morumbi quando quiser, a casa sempre será sua!

Obs: Aloisio vai jogar no Al Rayyan, time dirigido por Paulo Autuori e tem 11 meses de contrato.