sábado, 31 de maio de 2008

Aleluia! Camisas de época!

Essa é uma idéia que, a despeito de seu incrível apelo, ainda não foi suficientemente explorada pelos clubes. Mas as coisas parecem, vagarosamente, estar mudando. É o que aponta o leitor Arthur, em comentário postado na Imprensa São-Paulina, ao mencionar uma nova promoção do diário esportivo Lance.

Comprando o jornal a partir do dia 4/6, o leitor junta selos -- um por dia. Com 25 selos, ele compra uma camisa de época de seu clube por R$ 39. O detalhe é que o produto é *licenciado*. O significado disso é simples: comprando a camisa do São Paulo, o Tricolor ganhará uma parte do dinheiro em royalties pelo uso de sua marca.

Com o sucesso do plano de marketing Tricolor, está ficando cada vez mais fácil encontrar -- até em supermercados! -- produtos licenciados do SPFC. É uma importante mudança de mentalidade, que ajuda os clubes a dependerem mais de sua torcida e menos da venda de seus jogadores.

Na promoção do Lance, a camisa Tricolor disponível é a que está aí em cima: o uniforme 2 do São Paulo de 1981, campeão paulista em cima da Ponte Preta. No YouTube estão os gols do jogo final. Confira logo abaixo.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A volta dos que não foram, parte 2

O Dínamo de Kiev dispensou Rodrigo por seis meses. O São Paulo agora luta para ter o zagueiro por um ano. É basicamente disso que depende o acerto do zagueiro, que vinha, depois não vinha, e agora voltou a vir. Diante dos rumores de uma potencial saída de Miranda, é uma boa notícia. O Tricolor continua sendo o rei dos zagueiros.

Pena que não é o rei dos meias. Nem o príncipe. No máximo, o plebeu depauperado.

Enigma da Libertadores

O poderoso Boca Juniors (que havia empatado com o Atlas em casa por 2 a 2 e depois ganhou de 3 a 0 fora) apenas empatou em 2 a 2 com o Fluminense, na Argentina.

O tradicional América do México (que havia perdido de 4 a 2 para o Flamengo em casa e depois venceu fora por 3 a 0) apenas empatou com a LDU em 1 a 1, no Azteca.

Pela lógica, teremos uma final Fluminense x LDU. Déjà vu? Sim. Foi um dos confrontos do "grupo da morte" na primeira fase do torneio.

Mas ninguém, exceto o Botafogo, morre de véspera.

A propósito, o Fogão perdeu nos pênaltis para o Curíntia e, além de eliminado da Copa do Brasil, perdeu seu treinador. Cuca é mais um que procura emprego. É capaz de ir parar no Santos, que aceitou a demissão de Leão.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Especulação e Copa Sulamericana!

Saudações viajantes desse animado e bastante visitado blog!

Especulação de Técnicos: Após o pedido de demissão do técnico Emerson Leão do Santos, o mercado de especulações anda agitado, os boatos pelo lado dos sardinhas é que podem vir: Autuori ou Cuca. Pera aí.... você disse Autuori? Sim, foi o que eu disse. Rumores dizem que o treinador ficaria seduzido por uma proposta de trabalho bacana que o fizesse abandonar os dólares do Qatar. De qualquer forma, o Santos torce por uma possível eliminação do Botafogo para contar com a força do "vencedor" Cuca. Quanto ao Tricolor, não sou de pedir a cabeça do Muricy, mas se o Autuori tá querendo voltar ao Brasil, pode vir que a casa é sua!

Copa Sulamericana: Agora a Copa Sulamericana tem tudo pra acabar e irritar de vez os clubes brasileiros que participam do torneio. A Conmebol mudou a fórmula de disputa e esse ano será nos moldes da Libertadores, fase de grupos --> classificam dois, e daí por diante os mata-matas. Fiquei surpreso com a mudança e confesso que achei horrível. Aumenta o número de jogos e a competição perde mais ainda o sentido, pois é uma Libertadores "Série B". O mais engraçado é que leva de "nada" a lugar nenhum, espero que a Conmebol dê vaga na Libertadores ao campeão. Era o mínimo. E a ironia é que é uma "Copa da América do Sul, e disputam clubes da América do Norte também" tsc tsc... Não tá na hora de mudar o nome, não?

terça-feira, 27 de maio de 2008

Um já foi...

Leão acaba de pedir demissão do Santos. Leia mais aqui. Resta saber que impacto isso terá no jogo de domingo e na sobrevivência de Muricy no São Paulo.

Julgamento do gás pune Porcaria

Não teve relatório-gasparzinho (o laudo camarada) que salvasse a Porcaria de responder pelo episódio ocorrido no Pocilga Itália. O glorioso TJD da Federação Paulista tirou o mando de dois jogos do Palmeiras no Paulistão do ano que vem, mais multa de R$ 10 mil. A Porcaria cogita recorrer, mas acho que vai ficar tudo por isso mesmo.

PLANETA BIZARRO. A Fifa decidiu onde serão os próximos Mundiais. Em 2009 e 2010, o campeonato irá para os Emirados Árabes; nos dois anos seguintes, volta ao Japão. Parece que a entidade máxima do futebol decidiu escolher com responsabilidade os países-sede para não produzir aberrações no resultado (alguém aí lembra de uma final de Mundial entre Vasco da Gama e Curíntia?). Boa decisão.

BALANÇA, MAS NÃO CAI. Muricy balança de cá, Leão balança de lá. Os dois se enfrentam no domingo. Eu acho que quem perder cai. E não à toa: o Santos tomou um sacode do Cruzeiro na última rodada (4 a 0), e o São Paulo tem 2 pontos, de 9 disputados. Sete atrás do líder. O começo não é lá muito auspicioso.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Recarregando o gás

Lembra o episódio do gás no Pocilga Itália? Pois é. Diz a lenda que o julgamento é hoje. E que um relatório da Polícia Civil diz que o tal gás só pode ter partido do próprio vestiário visitante -- laudo que parece incriminar o São Paulo muito mais do que responsabilizar o Palmeiras.

Impossível saber o que *realmente* aconteceu. Mas parece que os palmeirenses vão escapar ilesos. Resta saber se um julgamento pró-Palmeiras implica uma punição contra o São Paulo. Como a coisa não anda boa para os lados do Morumbi, não duvido de mais nada.

domingo, 25 de maio de 2008

A dor da Libertadores!

Estou me ausentando do blog porque não tive coragem e ainda não assimilei a eliminação do São Paulo na quarta fatídica no Maracanã. A derrota veio no melhor momento da equipe no ano e por lances bobos e erros idiotas.

Lamento o reflexo disso no time no Campeonato Brasileiro e aguardo a recuperação para o clássico contra o Santos. Mas acho que estamos em momento de reformulação.

Tá feia a coisa

SPFC 1x1 Coritiba
25.mai.2008, 16h
Brasileirão 2008
Público pagante: 5.027


O São Paulo entrou abatido para o jogo contra o Coritiba. Mas, mais que abatido, pareceu profundamente desmotivado. O resultado foi uma partida feia, típica das que o Tricolor fez neste ano, salvo os últimos três jogos pela Libertadores.

O resultado de tanta apatia foi um péssimo empate em pleno Morumbi (com pouco mais de 5.000 testemunhas, entre eles este que vos escreve). O resultado pode até mesmo cobrar a cabeça do técnico Muricy Ramalho. Sinceramente, não sei o que pensar disso.

O jogo começou morno: o São Paulo dormindo e o Coxa cauteloso. Mas não durou muito. Com o tempo, a equipe paranaense começou a ganhar confiança e se arriscar no ataque. Numa bobeira geral da defesa, saiu o 1 a 0 para o adversário.

Após sofrer o gol, o São Paulo aumentou ligeiramente o ritmo de suas ações e teve duas ou três chances de gol. Na maior delas, Borges anotou o seu. (A propósito, o time entrou com Rogério Ceni, Zé Luís, Alex Silva e Miranda; Joílson, Hernanes, Fábio Santos, Jorge Wagner e Richarlyson; Aloísio e Borges.)

O segundo tempo foi ainda mais tedioso, e nem mesmo as entradas de Hugo (no lugar de Hernanes) e Dagoberto (no lugar de Joílson) melhoraram a qualidade ofensiva da equipe. Alterações que foram processadas tarde demais na partida, diga-se de passagem. Acabou que, se fosse preciso escolher um vencedor, teria de ser o bom Coritiba de Dorival Junior.

Com o resultado, o São Paulo confirma a pífia campanha neste início de campeonato, com dois empates e uma derrota, e garante sua presença na zona do rebaixamento. Como se não pudesse ficar pior, o próximo jogo é um clássico. Contra o Santos. Na Vila.

Não quero nem ver.

Ataque da fera ferida


SPFC x Coritiba
25.mai.2008, 16h
Brasileirão 2008
Morumbi (SP)


O Tricolor vai a campo hoje buscando a reabilitação no Campeonato Brasileiro -- única competição que nos restou. O desempenho do time é um enigma. Pode tanto usar o Coritiba como sparring, depois da surra de quarta-feira, ou pode entrar grogue, ainda sentindo os efeitos da eliminação na Libertadores.

Para Muricy, no entanto, só um resultado interessa. Se perder, ou mesmo empatar, corre o risco de ser despachado pelo presidente Juvenal Juvêncio. E, embora ele diga que verá o lado psicológico dos jogadores antes da escalação, acho que ninguém vai dizer que está "tristinho" e não quer jogar.

Portanto, o Tricolor deve entrar em campo com: Rogério Ceni, Jancarlos, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Zé Luís, Fábio Santos, Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto e Aloísio. Adriano pediu folga e ficou no Rio de Janeiro já na quarta-feira -- só se reapresenta amanhã. Hugo disputa vaga com Jorge Wagner, e Borges, com Aloísio.

Quanto ao público, até mesmo os jogadores esperam um abandono. O STJD proibiu jogos a portões fechados, mas a portões abandonados ainda pode...

sábado, 24 de maio de 2008

Visita ilustre no CT da Barra Funda


Quem diria! Mesmo com todo esse clima de fossa pós-eliminação, o São Paulo recebeu a visita de um casal ilustre: William Bonner e Fátima Bernardes, os âncoras do Jornal Nacional. O jornalista desfilou toda a sua são-paulinidade, e os papéis se inverteram no CT: em vez de dar autógrafos, os jogadores passaram a pedi-los ao casal.

Boa, William! A nação tricolor agradece o apoio neste momento difícil!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

O preço da derrota

Com a eliminação, Dunga decidiu levar Adriano também para os amistosos da Seleção. Provavelmente perderá jogos pelo São Paulo. Isso se não ficar de fora em definitivo. Ele já pediu folga de quatro dias para a diretoria, e foi atendido. O craque deve agora ficar numa situação estranha em que é e não é jogador do São Paulo. (Para os entendidos em mecânica quântica, Adriano está em sobreposição de estados. ;-))

Muricy supostamente está prestigiado pela diretoria e deve continuar. Mas vai precisar mostrar serviço rapidamente no Brasileirão para não ficar ameaçado.

E a equipe deve contar com pouco apoio para o jogo contra o difícil Coritiba, domingo, no Morumbi. Duvido que haverá mais de 4.000 pessoas com coragem para ir ver o time. Vai ser uma cena triste, triste.

Nunca um adeus; no máximo, até breve

Fluminense 3x1 SPFC
21.mai.2008, 21h50
Libertadores 2008
Maracanã (RJ)


Muricy foi corajoso e escalou o time que havia feito um partidaço contra o mesmo Flu, no Morumbi. Jorge Wagner, já recuperado fisicamente, ficou no banco. A equipe entrou com Rogério Ceni, Jancarlos, Miranda, Alex Silva e Ricky; Zé Luís, Fábio Santos, Hernanes e Hugo; Dagoberto e Adriano. Parecia garantia de uma equipe aguerrida, capaz de segurar as investidas do Fluminense. Mas uma falha gravíssima de posicionamento derrubou as pretensões são-paulinas. Por razões que a própria razão desconhece, Jancarlos não cumpriu as funções de lateral do esquema 4-4-2: pouco marcava e jogava avançado, sem dar proteção à defesa. E foi pela Avenida Jancarlos que surgiram as primeiras oportunidades do Flu. Até o gol de Washington, numa bobeada geral da defesa, aos 12 minutos.

A partir daí, o São Paulo reorganizou seu posicionamento. Zé Luís veio para a defesa, numa composição em 3-5-2, para suprir a inoperância defensiva de Jancarlos -- chance para que ele demonstrasse também sua inoperância ofensiva na partida. O Flu voltou a ter chances, mas não aproveitou. Com o intervalo de jogo, Muricy teve chance de arrumar a equipe.

Jancarlos saiu (já foi tarde!) e deu lugar a Joílson (Deus nos acuda!). E aí teve início a blitz são-paulina. Numa grande sintonia entre a torcida e o time, o Tricolor do Morumbi acuou o Fluminense e não deixou a equipe carioca jogar. Roubando bolas e partindo vorazmente para o ataque, lembrou o time que fez o primeiro jogo. Aloísio entrou no lugar de Dagoberto e aumentou o poderio ofensivo do São Paulo. E foi numa grande jogada dele que surgiu o cruzamento para Adriano (sempre ele!) empurrar de cabeça para o fundo do gol.

Delírio da torcida são-paulina no Maraca. Com o 1 a 1, ficava muito difícil para a equipe carioca, que passava a precisar de dois gols em 20 minutos. E aí começa a pane. Num gol de Winning Eleven, o Fluminense volta ao jogo. Dá a saída, parte para a frente, até Dodô (que entrou no começo do segundo tempo) chutar mascado e acertar a bola entre as pernas de Rogério Ceni. O placar de 2 a 1 ainda é do São Paulo, mas o Flu tem as esperanças renovadas e precisa marcar apenas mais uma vez.

Aos 39 minutos, numa virada de jogo à la Cerezo de 1982, Joílson é obrigado a fazer uma falta para cartão amarelo. Como já tinha, levou o segundo. O São Paulo fica com dez e o jogo ganha ainda mais dramaticidade. Joílson, inexplicavelmente, sai de campo correndo, como se seu time estivesse com pressa (alguém, por favor, explica para ele como funciona o esquema de "gol fora de casa"??). Muricy não estava, e colocou Jorge Wagner no lugar de Hugo.

Vêm os 45 minutos. Pressão total do Fluminense. A bola bate na defesa e volta. Contra-ataque do São Paulo. Adriano domina no meio-campo. Parte. Poderia rumar para a bandeira de escanteio, cadenciar, chutar para o mato. Mas não. Ele quer o gol. Ele quer o gol aos 45 minutos do segundo tempo, com um resultado que já está favorável ao São Paulo. Tenta o drible em velocidade. A zaga corta e liga o ataque. Ganha um escanteio. Aos 46 minutos. Cruzamento. Washington sobe mais que os zagueiros e mete no ângulo. Gol do Fluminense. Acabou.

E assim termina a jornada do São Paulo na Libertadores 2008. É impossível, para quem viu o jogo, não ficar com vários "e se...?" na cabeça. E se o Rogério não tivesse falhado? E se o Joílson não fosse expulso? E se ele tivesse caminhado para fora, em vez de correr, ganhando os poucos segundos que fariam diferença no fim? E se Adriano tivesse prendido a bola em vez de querer marcar mais um e pôr tudo a perder?

Como sabem todos os fãs de futebol, "se" não ganha jogo. E é por isso que o Fluminense está nas semifinais. Parabéns para eles. Fica, de nossa parte, o lamento, porque poderíamos ter passado. Até os 45 do segundo tempo, estávamos passando. Mas não passamos. Isso é futebol. Ano que vem tem mais.

Acabou? Que nada!
Rumo à Libertadores 2009!

Em momentos como esse, é preciso ressaltar a altivez que sempre marcou a postura do São Paulo Futebol Clube. É sabendo perder que se aprende a conquistar e valorizar as vitórias. A equipe cometeu erros, mas não faltou brio, dedicação e bom futebol. Vamos que vamos, porque a luta continua, agora no Brasileirão. E parabéns ao Fluminense, que fez por onde obter a classificação para as semifinais da Libertadores.

A Imprensa São-Paulina tem muito a dizer sobre a viagem ao Maracanã para acompanhar o Tricolor do Morumbi. Pedimos apenas um tempinho para a poeira assentar. Aos poucos, vamos contando tudo.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O mistério da capa preta


Fluminense x SPFC
21.mai.2008, 21h50
Libertadores 2008
Maracanazo (RJ)


Três semanas atrás, quando Jorge Wagner se contundiu, a torcida são-paulina se perguntava: o que vamos fazer sem ele? Agora, três semanas depois, numa partida decisiva, a pergunta mudou: o que vamos fazer com ele?

Não há dúvida de que essa é a pergunta que tira o sono de Muricy Ramalho (quanto a Renato Gaúcho, deve estar tranqüilo -- já declarou que não perde o sono por causa do São Paulo). Como escalar Jorge Wagner, depois do partidaço que a equipe toda fez na quarta-feira passada?

Ele está maquinando. Ontem, teve treino secreto no CT da Barra Funda -- sinal de que pode haver surpresa. Se até este blogueiro tem medo de especular, imaginem o problema que enfrenta nosso treinador.

Vamos lá, por etapas: Rogério Ceni, Zé Luís, Miranda, Alex Silva, Richarlyson, Hernanes e Adriano parecem ser apostas seguras entre os titulares. Ficam sob ameaça de ir parar no banco, portanto, Jancarlos, Fábio Santos, Hugo, Jorge Wagner e Dagoberto. É uma lista de 12 jogadores, dos quais só 11 entram em campo. E, dependendo do escrete que entrar, muda o modo de jogar.

Seria uma aposta corajosa colocar Hugo e Jorge Wagner no time (menos corajosa, no entanto, se, para isso, Dagol for sacado). E Muricy adora surpreender. Acho que a surpresa, neste caso, será o conservadorismo: sai Hugo, entra Jorge Wagner. Mas não aposto nisso.

Quanto ao jogo, seja qual for a formação, será difícil. Avaliação de flamenguistas ouvidos pela Imprensa São-Paulina -- os maiores especialistas em Fluminense, sem dúvida -- é de que, se o primeiro tempo terminar 0 a 0, tá no papo. A torcida supostamente se voltaria contra a equipe carioca e o São Paulo teria tranqüilidade para manter o resultado.

O problema é segurar esse Fluminense, que deve entrar com força total: Renato Gaúcho deve escalar Conca, Thiago Neves, Dodô e Washington -- formação ofensiva e perigosa. Os marcadores são-paulinos terão de fazer uma apresentação no mesmo nível da que tiveram no Morumbi para segurar essa trupe das Laranjeiras.

Não podemos abdicar de chutar a gol, de atacar, de agredir o Flu.

Mas, como sempre no futebol, os mistérios todos estarão guardados para o desenlace paulatino e cheio de clímax ao longo dos 90 minutos. A Imprensa São-Paulina estará lá. Torçam daí que a gente torce daqui. Boa sorte, Tricolor!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Torcida do Flu já apóia o time!


Torcedores levaram essa faixa aí ao último treino da equipe comandada por Renato Gaúcho antes da decisão de amanhã. Com 80 mil pessoas apoiando o time *desse jeito*, vai ficar bom pra nós.

Só Jesus salva: cinco reforços para o Tricolor no segundo semestre

Segundo João Paulo de Jesus Lopes, diretor de futebol do São Paulo, já estão engatilhados cinco reforços para o Tricolor no segundo semestre. É o que informa o blog do Daniel Perrone.

Ainda de acordo com Jesus, Fábio Santos deve voltar ao Lyon para a próxima temporada, e Adriano retornará à Internazionale. O que indica que o São Paulo precisará, dentre esses cinco, de mais um volante e mais um atacante.

No ataque, fala-se de Ricardo Oliveira, jogador que teve rápida passagem pelo Tricolor em 2006 (desfalcando o time na finalíssima da Libertadores por uma sacanagem do Bétis). O jogador estava no Zaragoza, emprestado, mas pertence ao Milan -- que já disse que irá emprestá-lo novamente.

Para repor a perda de Fábio "Vida Loca" Santos, eu tenho minha aposta própria: Mineiro. O craque anda mal das pernas no Hertha Berlin, e pode retornar ao Brasil.

Se vierem esses dois, mais o Cafu, os outros dois poderiam ser moleques, para o São Paulo apostar e fazer caixa mais tarde. De repente o Renato, da Ponte Preta. Ou Pedro Ken (Quem?), do Coritiba.

Vamos a veire.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Festa de véspera nas Laranjeiras

Estivesse por lá a Hebe, teria dito: "Graciiiinha."

Em ritmo de pré-temporada, meio time do Fluminense hoje se deu ao trabalho de servir de modelo, num desfile de moda para exibir as novas camisas da equipe das Laranjeiras.

Sou só eu, ou os caras parecem completamente "desencanados" da decisão?

A empáfia do Flu, personificada por seu técnico já na entrevista coletiva após o jogo do Morumbi, está atingindo proporções inacreditáveis. Tudo bem que Renato Gaúcho não acredita em concentração (ou, pelo menos, não acreditava, quando era jogador), mas a festa está demais pros lados da equipe carioca.

Se eles ganharem da gente e continuarem na Libertadores, ninguém vai falar nada. Mas, se perderem, o tempo vai fechar por lá.

Meu palpite para a 11

Logo depois do jogo contra o Grêmio, este blogueiro mencionou que Dagoberto não estaria com a 11, camisa que ostenta na Libertadores. Seria um sinal de que o Tricolor buscaria outro para vestir o número? Na hora, lembrei-me de alguns jogadores que vestiram esse número e fiquei com um nome na cabeça. Considerei inominável. Mas, agora que a imprensa já está especulando a respeito, sinto-me à vontade para falar: Cafu.

Pronto. Falei.

Há quem diga que o homem tem 37 anos, e o São Paulo não é asilo. Não é. Mas eu vi Toninho Cerezo vir ao Tricolor com 38 anos e se sagrar campeão do mundo e melhor em campo no Japão. Outros tempos, é verdade. Mas se o elenco tricolor tem espaço para o Júnior, tem também um cantinho para o veterano Cafu. Como tinha também para Denílson, que queria vir, mas foi parar na Porcaria, depois de ser rejeitado pela velha raposa do Morumbi.

Porcada, aliás, que de novo faz menção a trazer o veterano. Se deixarem, vão trazer mesmo -- fazem de tudo para tentar ferir o invejado Tricolor. (Como já fizeram antes com o mesmo Cafu.) Resta ver se desta vez Juvenal será mais rápido.

domingo, 18 de maio de 2008

Ficou de bom tamanho

Patético/PR 1x1 SPFC
18.mai.2008, 16h
Brasileirão 2008
Lego Arena (PR)


Jogando 100% reserva, o Tricolor arrancou um importante empate fora de casa contra o Patético Paranaense -- e poderia ter vencido, não fosse um primeiro tempo nervoso e uma falha geral na defesa no gol da equipe mandante.

Jogando com Bosco, Éder, Juninho e Aislan; Joílson, Wellington, Alex Cazumba, Bruno Formigoni e Júnior; Éder Luís e Borges, o São Paulo começou tenso e acuado pela pressão do adversário. Aos 14 minutos, escanteio para o Patético. No levantamento de bola na área, uma falha na marcação; Bosco tentou sair (caçando borboletas) e o zagueiro Danilo cabeceou para a rede: 1 a 0 Patético.

Depois de sofrer o gol, o São Paulo foi gradualmente recuperando as ações da partida, mas só passou a igualar em qualidade no final do primeiro tempo. Para o segundo, Muricy trouxe a campo o ala direito Rafael. Entrando no lugar do jovem Wellington (17 anos), deslocou Joílson para o meio e o time ganhou mais cadência e controle no meio-campo.

O São Paulo atacou bastante, e chegava com perigo nas faltas de longa distância, cobradas por Juninho. Numa delas, uma pancada no travessão. Rafael também teve chance de marcar, acertando o poste direito do goleiro pateticano. E restou a Éder "Janelinha" Luís a oportunidade de igualar o marcador, após bela chegada de Júnior à linha de fundo e cruzamento para o meio da área. O atacante agradeceu aos céus, após marcar seu primeiro tento com a camisa tricolor.

O Tricolor chegou a pressionar para fazer o segundo gol, mas o Patético passou a correr mais no final. Num dos avanços pateticanos, já nos acréscimos, Aislan foi expulso, após dar carrinho violento -- embora na bola. Mas nada resultou, e o jogo terminou 1 a 1. Bom resultado para o São Paulo, que só não pode ser melhor porque perdemos do Grêmio na estréia do Brasileirão.

Três observações pontuais:

(1) Melhor mesmo colocar o time reserva com vontade de jogar do que a equipe principal com a cabeça na Lua, como aconteceu no jogo contra o Grêmio.

(2) O que o Sérgio Mota fez de tão ruim para não ser titular nem da equipe reserva do São Paulo? Não entendi por que ele ficou no banco e só entrou nos últimos minutos. Nem inscrito na Libertadores ele está, então para poupá-lo não foi.

(3) Agora não há mais distrações entre nós e o Fluminense, na quarta. VAMOS, SÃO PAULO! VAMOS, SÃO PAULO! VAMOS, SER CAMPEÃO!

A responsa da molecada


Patético/PR x SPFC
18.mai.2008, 16h
Brasileirão 2008
Lego Arena (PR)


Tem jogo hoje. Difícil de acreditar, né? Está todo mundo com a cabeça na quarta-feira. E por isso o Muricy vai colocar a molecada para trabalhar na segunda rodada do Brasileirão, lá na Arena da Baixada. Em campo, o adversário é o arqui-rival paranaense do Tricolor, o Patético Paranaense. Ao que parece, até o Bosco vai jogar.

O São Paulo, segundo a imprensa, entrará com Bosco, Éder, Juninho e Aislan; Joílson, Bruno Formigoni, Wellington, Júnior e Alex Cazumba; Éder Luis e Borges.

O espírito tem de estar preparado para o pior resultado, já que o São Paulo entra com o que tem de pior. Entretanto, a responsabilidade é grande. Depois da derrota em casa para o Grêmio, na primeira rodada, seria importante conseguir pelo menos um pontinho, para não deixar o pelotão de frente descolar nesse início de campeonato.

Claro que dá para recuperar lá na frente, mas é bom não ficar contando muito com isso e entregar os pontos todos dos primeiros jogos. Afinal, o Tricolor tem um bicampeonato a defender!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Blogueiros na "Terra da Dengue"!


Saudações, viajantes deste blog!

Hoje finalmente confirmamos a ida dos participantes desse blog para a terra natal da dengue!

Claro, claro, amigos, não esquecerei o meu repelente!

O que posso dizer é o quanto estou ansioso para chegar a hora de invadirmos o Maracanã e calarmos a torcida carioca! Vocês não têm noção da empolgação que me aflige durante esses dias!

Ahhhhh meu Deus, Tricoloooor! Eu te amo, São Pauloooo!

Um abraço a todos!

Os outros

Se eu tentasse apontar os favoritos nos confrontos das quartas-de-final da Libertadores, provavelmente teria errado em todas.

O Santos, que encantou em seu confronto com o Cúcuta, da Colômbia, batendo a equipe duas vezes por 2 a 0, tinha tudo para atropelar o América, do México, que só passou pelo Flamengo por milagre. Só que ontem, no gigante Azteca, em Guadalajara, deu América, 2 a 0 -- resultado quase irreversível, com dois gols do meu xará, o paraguaio Salvador Cabañas.

Já o temível Boca Juniors, que havia tirado o Cruzeiro com um pé nas costas, mesmo jogando a segunda no Mineirão (vencendo os dois confrontos por 2 a 1), tropeçou feio diante do Atlas, do México. Jogando no José Amalfitani (estádio do Vélez Sarsfield, por conta da suspensão da Bombonera), empatou por 2 a 2. Se não fosse o Boca, dava para dizer que está resolvido.

Por fim, a LDU, do Equador, conquistou empate importantíssimo por 1 a 1 com o San Lorenzo, jogando em Almagro.

Se der a lógica, devem passar LDU, Atlas e América.

Claro, ainda mais depois do Maracanazo do Flamengo, ficou evidente que o futebol não costuma seguir a lógica com muita freqüência -- por isso, inclusive, é um esporte tão fascinante.

Mas que a rodada foi *excelente* para o vencedor do confronto Fluminense x São Paulo, ah, isso foi.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

A volta dos que não foram, ou algo assim

Rodrigo, que vinha, não vem mais. O Dínamo, equipe ucraniana que tem os direitos federativos do jogador, decidiu que seu retorno será importante para reforçar o time na próxima temporada. Então, ainda não foi desta vez que o zagueiro retornou ao São Paulo, time em que mais se destacou, antes de se transferir para o exterior, em 2005.

Eu, sinceramente, não ligo.

Adriano volta à Seleção!

PAREM AS MÁQUINAS! Depois de suas grandes atuações pelo São Paulo, Adriano voltou a ser convocado para a Seleção Brasileira! E sem prejuízos para o Tricolor do Morumbi, porque ele só se apresenta para as eliminatórias, mas fica de fora dos amistosos que não valem nada.

BOA, DUNGA! E PARABÉNS, ADRIANO IMPERADOR!

Fim do primeiro tempo. É nóis!

SPFC 1x0 Fluminense
15.mai.2008, 21h50
Libertadores 2008
Público pagante: 61.693


Como todo mundo esperava, foi uma grande partida. E o São Paulo jogou muito -- sobretudo no primeiro tempo, em que a equipe do Fluminense mais foi uma atônita espectadora das rápidas trocas de passe do ataque são-paulino do que um adversário. No comecinho, Adriano chutou a gol da entrada da área, e o goleiro Fernando Henrique quase aceitou. Poucos minutos depois, cruzamento na área, a bola é resvalada pelo ataque tricolor e sobra para Alex Silva Miranda empurrar para o gol. O bandeirinha deu impedimento, mas o começo do jogo já dava o tom de como o São Paulo iria jogar. E a blitz continuou, até o goleiro sempre amigo Fernando Henrique espalmar uma bola para o meio da área, que Adriano empurrou com gentileza para o fundo do gol. 1x0 para nós, e a expectativa de um jogo que definisse a parada.

Só que, para executar esse massacre, o São Paulo correu demais. Marcou forte, impediu os avanços do Flu e saiu com velocidade para o ataque. Ainda teve outras chances, no primeiro tempo, de marcar. A mais clara delas, com Dagoberto, que recebeu assistência açucarada de Adriano e bateu firme para o gol -- mas um zagueiro do Fluminense se atirou à frente da bola e impediu o segundo tento são-paulino.

Com isso, o primeiro tempo ficou no 1x0, e o São Paulo era total senhor das ações.

Mas veio o início da segunda etapa e, com ela, ficou claro que a equipe não teria como correr no mesmo ritmo os 45 minutos finais. De posse de uma vitória apertada, mas sem sofrer gols fora de casa, o São Paulo -- ainda melhor -- foi diminuindo o ritmo. Permitiu até que o Fluminense tivesse mais posse de bola e tentasse investir contra a meta de Rogério Ceni. Mas a equipe carioca não queria se expor a um potencial contragolpe e pouco fez para tentar igualar o marcador. No fim, as duas equipes saíram satisfeitas com o resultado. O Flu, porque o placar podia ter sido mais elástico contra si e não foi; o São Paulo, porque não tomou gols em casa e fez uma excelente atuação, com espírito de Libertadores.

Muricy fez uma surpresa na escalação, trazendo Fábio Santos para o jogo. Jorge Wagner, embora relacionado, não tinha condições e nem ficou no banco. O São Paulo foi a campo num 3-5-2, com Rogério Ceni, Zé Luis, Alex Silva e Miranda; Jancarlos, Fábio Santos, Hernanes, Hugo e Richarlyson; Dagoberto e Adriano. (Escalação que foi surpresa para quase todo mundo, menos Rica Perrone, da Estação Tricolor, que matou a charada direitinho antes do jogo.) Tivemos desempenho excelente de praticamente todos eles, mas com destaque especial para Fábio Santos, Hugo e Adriano -- três dos "renegados" tricolores.

E agora?

Agora acabou o "primeiro tempo" da decisão. O segundo tempo será o jogo no Maracanã, na quarta que vem. A classificação continua tão indefinida quanto antes, mas o jogo de ida mostrou exatamente aquilo que já se cantarolava -- a inexperiência e o nervosismo da equipe carioca podem jogar em nosso favor.

Na partida de volta, o maior inimigo do Fluminense será, pelo menos no começo, o relógio. O São Paulo terá de ter atitude de campeão para passar. Isso inclui:

(1) Não jogar recuado, pensando unicamente em não tomar gol.
(2) Valorizar a posse de bola e impedir jogadas de balão para frente.
(3) Estar focado no objetivo de marcar um gol, mas sem desespero.
(4) Apresentar a mesma raça e concentração que teve no Morumbi.

Com essa receita, será difícil não classificarmos. Mas, claro, é muito mais fácil falar do que fazer. Como sempre, eu acredito.

UM SHOW À PARTE. A torcida finalmente entrou no espírito da Libertadores e se transformou. Apoiou o tempo todo, vibrou com a equipe e empurrou o São Paulo para cima do Fluminense. É o que vai nos fazer mais falta no Maracanã.

E um novo grito, talhado para virar "letrinha" da Globo, definitivamente pegou entre os torcedores:

Como eu te amo, Tricolor!
Como eu te amo demais!
O dia que tu não existir
Eu não quero sorrir nunca mais!

Tricolor, você é minha paixão!
Tricolor, você é minha alegria!
Tricolor, você é meu viver!
Tricolor, eu amo você!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

São Paulo com força total para o jogo?

Jorge Wagner, o rei das assistências no Tricolor, está relacionado para o jogo contra o Fluminense. Segue o mistério acerca de sua escalação, mas pelo menos entre os que podem jogar ele está. Se não for para o jogo direto, deve ir para o banco de reservas. Aliás, Aloísio também está confirmado entre os reservas para hoje à noite.

Com essas duas notícias, o São Paulo se apresenta em excelente forma para o confronto com o Fluminense. É verdade que ainda estão no departamento médico Reasco e André Dias, mas já voltaram Juninho, Jorge Wagner e Aloísio. E o elenco está praticamente completo -- o que é pouco, à luz das poucas contratações no início da temporada -- para fazer o jogo mais importante do ano até agora.

Pergunta que não quer calar: como Muricy vai entrar com o time? Acho que ele vai optar por Hugo, deixando Jorge Wagner no banco, para a hora do deus-nos-acuda. Mas nosso treinador ia me surpreender positivamente se colocasse os dois em campo, tirando Éder 'Janelinha' Luís da equipe. Também há dúvida sobre a dupla de ataque: Borges ou Dagoberto? Eu iria com o segundo, mas não haverá surpresas se Muricy optar pelo primeiro.

O mais importante é que temos algumas alternativas. Se precisarmos de mais ofensividade no segundo tempo, vai dar para fazer mais que simplesmente mandar o Alex Silva jogar de centroavante.

VAMOS, SÃO PAULO! VAMOS, SÃO PAULO! VAMOS, SER CAMPEÃO!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Morumbi Lotado!!!


Saudações Tricolores!

Eis meu último post antes da batalha de amanhã que começa ás 21h50 entre um tricampeão da Libertadores x Nadinha carioca na Libertadores! É isso mesmo, Flu nesse torneio é NADA! Mas, paremos por aqui, todos temos que adotar o discurso de time técnico e bla bla bla...

Mas não quero falar da cariocada sem estádio, quero sim é exaltar o grande tricolor e sua grande torcida que lotará o Morumbi e com certeza fará uma festa linda amanhã! Com a garantia de mais de 53mil são paulinos, o Morumbi vai virar aquele caldeirão de Libertadores! Isso mesmo! Aquele caldeirão que faz você lembrar o ano todo que essa é a competição que vale e que se tornou o grande sonho de todo são paulino!

Amanhã, teremos um time brioso que lutará por cada torcedor naquele estádio e espero que cada torcedor lute por cada jogador daquele time e que o São Paulo saia desse jogo mais forte do nunca e mirando cada vez mais o Tetra!

Quer palpite? Bom, da última vez eu acertei contra o Nacional. Dessa vez, vou me limitar a dizer o placar e não quem faz os gols. Palpite: 3x0, com direito a peru do goleiro do Flu!

Bom, é isso aí... Rumo ao Tetra e nunca se esqueça, EU TE AMO TRICOLOR!

Até amanhã!

Dúvidas e mistérios para a decisão


SPFC x Fluminense
14.mai.2008, 21h50
Libertadores 2008
Morumbi (SP)


Ninguém está prevendo jogo fácil. O Fluminense tem, de um lado, um elenco pouco maduro, mas de outro um esbanjamento de talento. O São Paulo tem um time acostumado a decidir, mas que carece de criatividade e variação. Já definiram como um jogo da técnica versus a competitividade, e Muricy aprova a analogia.

Resta ainda saber com que time o Tricolor entra para enfrentar a equipe carioca. Jorge Wagner é dúvida; pode até estar recuperado, mas a comissão técnica procura esconder o jogo. Minha aposta é a de que não vai jogar.

Acho que o São Paulo pode ganhar, pois se verá forçado a jogar pelo meio. Em compensação, perde muito do poderio de jogo aéreo, que marcou as vitórias da equipe na primeira fase da competição continental.

Na defesa, a equipe tem peças suficientes para conter os perigosos meias e avantes do Fluminense. Aposto na seguinte escalação: Rogério Ceni, Éder, Miranda, Alex Silva e Ricky; Zé Luís, Hernanes, Hugo e Éder Luís; Dagoberto e Adriano. Um 4-4-2 clássico, sem muita frescura, com muita atenção a Washington pelo alto, e a Thiago Neves por baixo. Dodô, se jogar, também inspira cuidados.

O palco, sem dúvida, estará à altura do espetáculo: 52.396 foram vendidos até o final da tarde de terça-feira; certeza de mais de 60 mil torcedores (dos quais 3.200 do Fluminense) no Morumba. A festa, antes do jogo, vai ser bonita. Depois do jogo, prefiro não me arriscar.

Quem decidiu se arriscar, no entanto, foi o Riquelme, do Boca Juniors, que declarou à imprensa que o São Paulo é o favorito à Libertadores neste ano. Tudo por causa de Adriano, segundo o craque portenho. Há quem se melindre com a ressalva -- quer dizer que, sem Adriano, o São Paulo não tem chance? Nem vou responder. Basta rever a última partida, contra o Grêmio.

No CT da Barra Funda, o clima está bom e os jogadores estão animados. No campo vizinho, o Fluminense também se prepara para a batalha, encorajados pelo apoio da porcada, que cedeu suas instalações para a equipe do Rio -- vale tudo para tentar atingir o arquiinimigo do Morumbi. Dizem até que Vanderlei Luxemburgo deu "dicas" a Renato Gaúcho.

Por mim, tudo bem. Como diz a Independente, "pode vir todo mundo...".

E o julgamento do gás...

...ficou para a semana que vem. O glorioso TJD entendeu que não poderia fazer seu trabalho sem os laudos da polícia. O julgamento do Pocilga Itália foi, por isso, remarcado para o dia 19 -- data em que, espera-se, os laudos ainda não estarão prontos, motivando mais um adiamento. Que beleza.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Agora vai!

Mais de 40 mil ingressos vendidos até o fim desta segunda-feira para o jogão contra o Fluminense pelas quartas-de-final da Libertadores. Já fico arrepiado de pensar em como vai estar o Morumba no dia! São exatamente 40.508 entradas já vendidas, e a área reservada à torcida carioca já está esgotada (a diretoria do Flu já está pedindo mais ingressos). Vai lotar, com certeza. Foram pouco mais de 67 mil bilhetes colocados à venda. Usando a lógica dos jogos anteriores (pelo menos 40% do público compra no próprio dia do jogo), teremos todos os ingressos vendidos.

Lembrando que 67 mil são 201 mil galinha-equivalentes. Aqui é São Paulo, negão! Aqui é Libertadores!!!

Mas, enquanto a ansiedade só cresce para o jogo de quarta-feira, vamos a algumas curtinhas do Tricolor.

BELA PARCERIA: JUVENAL E O BAR. O presidente Juvenal Juvêncio lançou hoje, no Morumbi, o projeto de instalação de um bar temático ao lado da mega-loja da Reebok, no Velho Cícero. Pelo que dizem, vai ficar coisa linda. A abertura deve ocorrer no segundo semestre e vai transformar o Morumbi num foco de público que vai além do futebol. É o São Paulo FC mais uma vez saindo na frente.

SEM GÁS. Estava marcado para hoje o julgamento do episódio do gás no vestiário visitante do Palestra Itália. Está claro que a imprensa já deu o caso por encerrado -- não consegui achar em lugar nenhum notícia do mais novo capítulo da novela, no TJD.

E POR FALAR EM GÁS... São Paulo e Palmeiras ensaiavam uma pacificação, marcando um almoço entre dirigentes para acertar as diferenças e diminuir a tensão entre os dois clubes. Mas a idéia acabou naufragando, supostamente por falta de apoio dos presidentes das duas agremiações. É o que relata o Painel FC, da Folha.

Zagueiro Rodrigo deve voltar hoje!

Segundo informações de reportagem do Diário Lance, o zagueiro Rodrigo se desligou do Flamengo e está a caminho do Morumbi.

Até existiu uma declaração ríspida do ex-presidente dos urubus:

O vice de futebol, Kléber Leite, confirmou a negociação– Que vá rápido. Fábio Luciano é um sonho de jogador e Rodrigo é o contrário – disse Kléber.

Como o jogador é do Dínamo, o empréstimo seria repassado ao Tricolor! Que venha, é um bom zagueiro e espero que faça aqui o que deixou de fazer no passado quando saiu por conta de dólares russos.

domingo, 11 de maio de 2008

30 mil ingressos vendidos!

Saudações Tricolores!

Torcedor tricolor, a quarta está chegando e devemos ter o melhor público em Libertadores desde a final de 2006! Espero que empurremos o Tricolor para uma vitória com boa margem de gols para viajarmos tranqüilos e invadir o maraca!

Estou meio irritado por não terem poupado os atletas contra o Grêmio. Não adianta colocar jogadores que estão pensando em outro adversário e competição.

Enfim, por volta de 30.000 ingressos vendidos até o fim deste domingo!

Devemos ter um público por volta de 60.000 torcedores na quarta!

Rumo ao Tetra!

sábado, 10 de maio de 2008

Alex Silva de centroavante?

SPFC 0x1 Grêmio
10.mai.2008, 18h10
Brasileirão 2008
Público pagante: 7.929


Eu mal pude acreditar em meus olhos quando notei, lá pelos 35 do segundo tempo, que Alex Silva estava fazendo as vezes de centroavante no São Paulo. Note bem, não era que ele estivesse ocasionalmente se lançando ao ataque; em vez disso, ele estava fixo na frente, curtindo uma de Aloísio ou Adriano.

O movimento mostra o tamanho da dificuldade que o Tricolor do Morumbi tinha para chegar ao gol do Grêmio. A equipe gaúcha, por sua vez, também não teve grandes chances para marcar -- mas, quando teve, numa bola parada, acertou, no comecinho da segunda etapa. (Aliás, falta meio esquisita a que deu origem ao cruzamento do gol.)

O engraçado é que foi só neste momento que o São Paulo acordou para o jogo e decidiu tentar agredir o adversário. Até então, parecia ser apenas um esforço para empatar a partida -- como se isso fosse bom resultado, jogando em casa.

É evidente que o time estava com a cabeça na Libertadores. Aliás, não só o time; foi bizarro ver longas filas de torcedores nas bilheterias, não para ver o jogo do dia, mas para adquirir entradas para a partida de quarta-feira, contra o Fluminense. Bizarro, mas totalmente compreensível.

Muricy optou por um time semi-misto na saída, com Rogério Ceni, Zé Luís, Miranda e Alex Silva; Jancarlos, Richarlyson, Fábio Santos, Éder Luís e Junior; Dagoberto e Borges. No intervalo sacou Éder Luís (de novo mal no jogo) e colocou Hernanes -- até então poupado.

Depois de tomar o gol, resolveu colocar em campo Sérgio Mota (que, na minha opinião, deveria ter saído jogando), em lugar de Junior. Aliás, o lateral veterano deu pinta de total insatisfação pela substituição. E aí fez um papelão: mesmo com o time perdendo, saiu andando de campo, sem pressa. Vergonha, Junior!

Nos dez minutos finais, o Tricolor fez de tudo para empatar -- exceto jogar com alguma consciência. Era um tal de dar bico para a frente, na esperança de que alguém se resolvesse com a bola por lá. Não deu. E o resultado foi justo. O São Paulo sentiu muita falta de Adriano (a referência no ataque) e mostrou muito pouca convicção, sobretudo no primeiro tempo, para produzir algum lance mais agudo de perigo.

Ficou claro que não dá para disputar o Brasileiro com a cabeça em outro lugar. Ou joga sério, ou leva fumo, mesmo nas partidas menos complicadas. Partida feia, que deixa o São Paulo em situação ruim na primeira rodada da competição.

Agora, o negócio é esquecer o último jogo e centrar foco nas quartas-de-final do torneio continental -- até agora, foram 25 mil ingressos vendidos. Reforços? Nada de novo no horizonte, exceto um detalhe estranho na partida de hoje: Dagoberto, que na Libertadores estava com a camisa 11, hoje voltou a jogar com a 25. Quem será o 11 do Tricolor no Brasileiro? Tenho um nome na cabeça (não é preferência minha, é palpite mesmo), mas nem tenho coragem de dizer...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Rogério Ceni, Jancarlos e mais nove,
na estréia no Brasileirão


SPFC x Grêmio
10.mai.2008, 18h10
Brasileirão 2008
Morumbi (SP)


Talvez a torcida esteja pouco atenta a este detalhe -- filas já se formavam no Morumbi para a compra dos ingressos no confronto com o Flu pela Libertadores --, mas entre hoje e o jogão da quarta-feira tem a estréia do nosso Tricolor no Campeonato Brasileiro 2008.

O adversário é o enjoado Grêmio, e o confronto acontece neste sábado, às 18h10, no Velho Cícero. Muricy esconde o jogo e confirma apenas o estreante Jancarlos, lateral direito vindo do Patético Paranaense. Mas Hugo* e Ricky já declararam grande vontade de jogar, e Rogério Ceni nem precisa dizer.

Time provável: Rogério Ceni, Jancarlos, Miranda, Alex Silva e Ricky; Zé Luís, Fábio Santos, Hugo * Sérgio Mota e Éder Luís; Dagoberto e Borges.

Adriano pode até sair jogando, mas mais prudente seria mesmo dar descanso ao Imperador. Juninho, o zagueiro, só mesmo se alguém lá atrás do time titular precisar de folga. Mas acho que deve ir com os dois titulares mesmo.

Longe de ser apenas mais um joguinho, a partida mostrará com que ânimo o São Paulo deve entrar na competição nacional -- com a responsabilidade de defender o bicampeonato conquistado nas últimas duas temporadas.

Eu já estou lá.


* Update: Hugo tem ainda um jogo de suspensão depois da "cusparada atômica", no ano passado, e fica de fora desta partida; os advogados do São Paulo tentaram até o fim da tarde liberá-lo, mas em vão. Para seu lugar, deve entrar Sérgio Mota.

O dia depois de amanhã, revisado

O Santos fez grande partida ontem e confirmou sua classificação para as quartas-de-final, ao ganhar por 2 a 0 do Cúcuta Deportivo na Colômbia -- mesmo placar que havia aplicado na Vila Belmiro. É um time que está crescendo de produção a cada rodada e, diferentemente do Fluminense, demonstrou muito mais consciência e sangue-frio para disputar os mata-matas da Libertadores. É para ficar de olho.

Com o resultado, as quartas-de-final ficaram assim:

Fluminense x São Paulo
Atlas x Boca Juniors
LDU x San Lorenzo
Santos x América


Note que, dos oito classificados, cinco foram segundos colocados na fase de grupos. Os resultados colocam em xeque o quanto realmente importa a vantagem de fazer o segundo jogo em casa e o quanto os primeiros colocados são realmente favoritos para vencer o torneio.

Nunca diga nunca, parte 2

Sequei o River Plate, que passou vergonha em seu estádio ontem. Até metade do segundo tempo, a equipe estava praticamente classificada para a próxima fase, vencendo o San Lorenzo por 2 a 0, que teve dois jogadores justamente expulsos.

E aí, eis que os deuses do futebol entram em campo novamente. Com dois a menos, o San Lorenzo cresce para cima do River. Faz o primeiro, que levaria a decisão para os pênaltis. Ainda assim, a equipe continuou pressionando e fez o impossível, três minutos depois: empatou o jogo.

Só então recuou para defender com os oito jogadores de linha que lhe restavam. O River, atônito, perdeu quatro chances claríssimas de gol e ficou tudo por isso mesmo: 2 a 2. Com o resultado em Almagro, na semana passada (2 a 1 para o San Lorenzo), deu mais uma zebra na Libertadores.

Bomba no Morumbi?!?!

Um repórter da Rádio 105 FM (105,1), esse é o nome da rádio mesmo! Esse mesmo "jornalista" que já cobriu por muitas vezes o Tricolor, garantiu em seu blog (http://blogdotorva.zip.net/) que o Morumbi vai tremer nessa segunda feira 12/05! Se realmente esse repórter estiver certo, e outros rumores que eu ouvi também estiverem precisos, talvez seja melhor do que imaginamos.

Meu palpite nos reforços? Com base nos rumores que ouvi de pessoas de dentro do clube:

Juninho Pernambucano - Sim, não era brincadeira, existe ou existiu uma negociação.(falta o Francêszão acabar, termina nesse domingo)
Rodrigo - Não tenho idéia, pode até ser.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

O dia depois de amanhã

Hoje à noite se definem os dois últimos classificados para as quartas-de-final da Libertadores. Mesmo correndo o risco de errar (de um lado apostando que a zebra já fez todo o seu serviço nas oitavas-de-final -- e, se bobear, no campeonato inteiro --, e de outro reconhecendo que os jogos que restam ainda não estão definidos), ousaria dizer que teremos na próxima fase do torneio os seguintes confrontos:

Fluminense x São Paulo
Atlas x Boca Juniors
River Plate* x LDU
América x Santos*


* estas equipes ainda terão de bater, respectivamente, San Lorenzo e Cúcuta para avançar.

Como quem não quer nada, já estamos entre os "oito mais", e agora temos a parada duríssima com o Fluminense, tendo de jogar o segundo jogo no Maracanã.

O que a imprensa anda dizendo por aí é verdade -- não é fácil apontar favoritismo nesse confronto. O Flu não tem história na Libertadores, mas seu comandante, Renato Gaúcho, tem de sobra. Isso basta? Não sei, não. Pelo que vi do confronto entre Fluminense e Atlético Nacional, não senti firmeza. No jogo de volta, já amparado pela vantagem de ter vencido fora de casa, o Flu pareceu nervoso, ansioso, e seus jogadores, ainda inexperientes em partidas decisivas pelo torneio continental, não mostraram a presença requerida para um time vencedor.

Ainda assim, é inegável que, se o time não sentir a pressão, tem tudo para vencer. O elenco é mais equilibrado (forte nos três setores) e com jogadores de grande qualidade. Parece também uma equipe mais entrosada, enquanto o São Paulo ainda tateia em busca de seu melhor padrão tático.

Por outro lado, o Tricolor do Morumbi é um time copeiro e está encarando a competição com a raça e a humildade exigidas. Pensando em um adversário de cada vez, considerando cada partida como se fosse a última e, vagarosamente, aprimorando seu sistema defensivo, que já parece quase tão sólido quanto no ano passado. Se não calçar os saltos altos após a vitória contra o Nacional (e acho difícil que calce, com o Flamengo aí de lição palpável), vai ser um osso duro de roer.

Não me arrisco a dar palpite, até para não secar. E, como disse bem o Muricy, antes de mais nada temos o Grêmio, na estréia no Campeonato Brasileiro. Mas o fato é que, se antes o São Paulo precisava melhorar muito para avançar na Libertadores, agora já está quase num ponto em que basta não voltar a piorar para se mostrar digno de disputar a competição em suas fases finais.

No futebol, nunca diga nunca


Tenho de comer o meu chapéu (ou o meu post, com a era da internet). O América do México fez o que eu e toda a torcida do Flamengo (sem sacanagem!) achávamos impossível e eliminou a equipe carioca da Libertadores. O feito é do América, que conseguiu meter três, ou do Flamengo, que conseguiu tomá-los?

Dos dois. Ou de nenhum. Esse é um daqueles casos que serve de exemplo para explicar por que o futebol é, de longe, o esporte mais apaixonante do planeta. O melhor nem sempre vence, as vantagens claras nem sempre se manifestam e os deuses da bola parecem ter mais influência sobre os resultados do que os jogadores, os treinadores e os árbitros.

E ninguém vai poder dizer que o Joel Santana abandonou o time no meio do campeonato, para engordar o bolso na África do Sul. O que todo mundo vai dizer é que Caio Jr. parece ser um predestinado -- predestinado a perder. A boa notícia para ele é que essa eliminação não poderá ser colocada no currículo do treinador.

Rumo ao Tetra! Pode vir todo mundo!
São Paulo 2x0 Nacional-URU


AHHHHHH MEU DEUS, MEU DEUS!


Se pudesse inserir som aos internautas desse blog eu cantaria uma música antiga do Moraes Moreira que diz assim "Ai, isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demaaais... "

Esse é o resumo da Libertadores 2008 para o Tricolor! A cada jogo parece que fica melhor para nós e o time joga com mais confiança. Com a entrada de Hugo no lugar do contundido Jorge Wágner, e a escalação antecipada por mim neste blog, o São Paulo bateu o Nacional e agora pode pensar no Fluminense.

O Nacional até que surpreendeu com uma postura ofensiva no começo do jogo, talvez esperançosa por conta de conseguir o chamado "gol qualificado", mas pelo que nós vimos qualificado mesmo só o São Paulo!

Adriano mais uma vez jogou muito, foi decisivo e um gigante em campo. Destaque para a raça de Hugo também, um leão em campo. Disparado a melhor partida dele no Tricolor. Quanto a zaga, firme como no ano passado. Ou seja, o São Paulo vai começando a namorar com o Tetra, de longe... mas vai namorando.

Conforme post de ontem, esse blogueiro que aqui vos fala cravou "Meu palpite é 2x0 com gols de Adriano e Hugo." Ufa, quase acertei até os gols, foi mesmo 2x0, mas os gols foram de Adriano e Dagoberto.

Quanto ao jogo, creio que todos os tricolores viram, jogo duro de muita catimba e pouca técnica, sobrou a vontade e a força do torcedor do SPFC que colocou 42.050 pagantes no Morumbi. Esperamos 60 mil para a próxima quarta contra o Flu. E se deus quiser, uma invasão no Maracanã para conquistarmos a vaga em cima dos "pó-de arroz".

Bom, é isso aí... antes que eu me esqueça, o blogueiro Salvador Nogueira merece se retratar com nossos amigos mexicanos do América, afinal... não é pra qualquer um bater o Flamengo mais bêbado que o Ronaldo em pleno Maracanã por 3x0! Isso mesmo, o queridinho da imprensa está eliminado!

Pausa...respiro.... e "HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!"

Essa precisava de uma risada bem forte né? ou seria chororô? Bom, quanto a isso não sei, nós temos tradição e camisa em Libertadores e aos pouquinhos vamos chegando, quem sabe a gente não belisca ein? Acho que depois de hoje, não existe um são paulino que não acredite!

Vai lá vai lá vai lá, vai lá de coração! Vamo São Paulo, Vamo São Paulo, Vamos ser campeão!


quarta-feira, 7 de maio de 2008

PAREM AS MÁQUINAS!
Boca não joga mais na Bombonera

A Conmebol anunciou a punição ao Boca Juniors pela pilha que atingiu um bandeirinha e encerrou o jogo prematuramente contra o Cruzeiro: a equipe não poderá mais jogar em seu estádio, a famosa Bombonera, até o fim da Copa Libertadores de 2008. Além disso, o clube foi multado em US$ 30 mil.

A notícia já está repercutindo com força na Argentina. Clique aqui para ver o que um site de fãs do Boca está dizendo.

Para o Cruzeiro, não é vantagem. Mas certamente ajudará os próximos adversários do Boca, caso ele avance para as quartas-de-final do torneio.

Já temos 69 mil galinha-equivalentes para hoje!

O time da Marginal S/N comemora seus grandes públicos na Copa do Brasil. Só que o São Paulo é o clube que mais fatura com a torcida. Todo mundo está reclamando dos 23 mil ingressos vendidos até ontem para o jogo contra o Nacional. Só que o ingresso da partida custa o triplo do que é pago pela galinhada. Para arrecadar a mesma coisa, o Curíntia teria de ter vendido 69 mil ingressos antecipadamente -- mais do que a carga máxima do estádio. Moral da história: além de estar na segundona, o Curíntia não sabe aritmética.

ESTÁ RUIM? Seguindo apenas a matemática e o padrão observado na Libertadores-2008, prevejo um público de *pelo menos* 39 mil pagantes no Morumbi. São 117 mil galinha-equivalentes! Pensando por esse ângulo (que é o que mais conta para o clube), está bom! Se passar para as quartas-de-final, isso deve ter novo acréscimo e ficar ótimo. Claro que eu queria mais gente, mas acho impossível ser diferente, no quinto ano seguido de participação na Libertadores e com o futebol medíocre até agora apresentado.

O NOSSO JOGO. Deve ser sofrido, a não ser que o time mostre tudo o que não mostrou até agora na temporada. A hora é boa -- aliás, eu diria que o tempo está acabando para mostrar bom futebol. Então, mais do que ser boa, a hora é *agora*. A ausência de Jorge Wagner deve desmontar (ou ao menos reduzir) o esquema Bozo do Muricy ("Chuveiro, chuveiro, não faça assim comigo..."), e o time terá de jogar mais com a bola no chão. Pode ser bom para a beleza do futebol, mas também pode resultar em ainda mais sofrimento para chegarmos ao gol. Ou não. De novo, depende apenas do rendimento das peças em campo. Eu acredito. Mas não aposto.

A MALA BRANCA. O São Paulo está negando, por meio da rainha da Inglaterra, que houve "incentivo financeiro" para o Luqueño vencer o Audax. Surpreenderia se eles dissessem, "realmente, estávamos com medo de cair fora, porque o time está muito ruim, e decidimos apostar nossas fichas no timeco paraguaio".

terça-feira, 6 de maio de 2008

Chegou a hora de mostrar força!

Saudações Tricolores meus amigos!

Última chamada para comparecer ao estádio do Morumbi ás 21h50 nessa quarta quando o Tricolor joga a sua vida para seguir na Copa Libertadores contra os caneludos do Nacional-URU.

A novidade é o desfalque de Jorge Wágner, o rei das assistências do São Paulo continua contundido e sequer foi relacionado para o jogo. Em seu lugar entra Hugo que parecia fora dos planos mas diante dos acontecimentos recentes e de suas declarações pode ser um jogador importante se mostrar disposição em campo.

Bom, é isso aí... O São Paulo deve ir de: Rogério Ceni, Éder, Zé Luis, Alex Silva, Miranda, Richarlyson, Hernanes, Hugo, Éder Luis, Borges e Adriano.

Esperamos sorte e competência e aos guerreiros que irão ao estádio, muito apoio e força para o Tricolor seguir rumo ao tetra!

Meu palpite é 2x0 com gols de Adriano e Hugo.

Vamos São Paulo! Rumo ao Tetra!

A velha raposa ataca novamente

Todo mundo achou estranho o pequeño Luqueño, já desclassificado da Libertadores, partir com tudo para cima do Audax Italiano e vencer por 4 a 1. Que sorte a nossa, não?

Sorte nada. A agência Ansa acaba de revelar que o São Paulo pagou um incentivo de US$ 50 mil aos jogadores do Sportivo Luqueño para comer o adversário com farofa. Mais uma manobra de Juvenal Juvêncio, a raposa matreira que faz vezes de presidente do clube no Morumbi.

Lembra aquela "mala branca", que o Muricy tanto criticou nas rodadas finais do Paulistão? Então, foi essa mesma que o São Paulo usou para obter facilidade na classificação para a próxima fase da competição sul-americana.

A atitude diz duas coisas: alguns dirigentes (e atitudes) nunca mudarão no futebol; e a diretoria do São Paulo estava preparada (depois de ver tantos jogos ruins nesta temporada) até para amargar uma derrota no Morumbi frente ao Atlético Nacional, da Colômbia.

Como são-paulino, dá uma pontinha de vergonha, sim.

O NOVO RUY REI. Tempos atrás, a velha raposa, JJ, havia dito que a Ponte não dificultaria a vida do Palmeiras na final do Paulistão. E completou: "falta só saber quem será o Ruy Rei dessa vez", em referência ao craque do time campineiro que, na final de 1977 contra o Curíntia, foi expulso de jogo e logo depois fechou contrato com o time da Marginal S/N.

JJ realmente não dá ponto sem nó. O "novo Ruy Rei" é Elias, meia ponte-pretano que teve parte de seus direitos federativos adquiridos pela Traffic, empresa parceira do Palmeiras. A diferença é que Elias não reforçará a Porcaria, mas sim o Curíntia.

Algumas lições:

- JJ tinha razão (e informação); ou você acha que a Traffic, compradora do jogador, estava torcendo pela Ponte na final?

- A Traffic tem um plano muito mais ambicioso para o futebol do que simplesmente ganhar dinheiro com o Palmeiras; a empresa de J. Havilla quer mesmo é ganhar dinheiro com todos os clubes que puder incluir no seu rol de colaboradores. Será que a Porcaria vai gostar disso?

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Torcida distorcida

A torcida do São Paulo anda sendo um dos principais assuntos dos torcedores do São Paulo. E existe uma guerra fria entre os dois maiores sites amadores do Tricolor na internet. De um lado, a mais tradicional SPNet defende com unhas e dentes os torcedores, e tem elogiado, na base do argumento da qualidade, os que têm comparecido com regularidade ao Morumbi. De outro, a arrojada Estação Tricolor mostra revolta com o baixo público e faz de tudo -- até criticar -- para que mais gente vá apoiar o time no estádio.

Quem tem razão?

Na modesta opinião deste blogueiro, ninguém. Os comentários da SPNet pró-torcida parecem vazios de conteúdo -- meramente um esforço de espelhar a posição agressiva contra-torcida da ET. E a verdade é que nenhum dos dois parou para realmente refletir sobre os fatos, em vez de maquiá-los de acordo com sua tendência.

Primeiro, o futebol é um negócio. E colocar gente no estádio é uma coisa importante para o clube, mas não justifica, do ponto de vista comercial, um esforço de colocar gente lá a qualquer custo.

Vamos usar o exemplo do Curíntia. Está enchendo o Morumbi, né? Mais de 50 mil contra o Goiás, né? Alguém aí precisa mencionar também que esse *grande sucesso* veio com o ingresso a R$ 10. Isso mesmo, dérreal. Aí é outro naipe, né? Sem contar o aluguel que o Curíntia paga ao São Paulo para usar o Morumbi, a renda bruta deles é de 50 mil vezes R$ 10, ou R$ 500 mil. O Tricolor, sem ter de pagar aluguel, coloca 30 mil no estádio, a um custo de R$ 30 o ingresso. Renda de R$ 900 mil.

Então, começa daí. Será que com ingresso a R$ 10 a gente não lotaria o Morumbi? Acho que sim. Mas o que realmente importa é que isso não seria o melhor para o clube. Entre nós e eles, acredite se quiser, nós estamos melhores.

Mas poderia ficar ainda melhor, claro. Bastaria para isso que colocássemos os mesmos 50 mil (aliás, por que estão tanto falando nesse número, hein? Efeito Curíntia?), cobrando os mesmos R$ 30. Se o clube avançar bem na Libertadores, no fim das contas vai chegar lá. Ou alguém duvida de uma semifinal com 50 mil, 60 mil pagantes?

Só que agora, nessa fase da competição, não é realista querer isso. Por quê? Dois motivos, que inocentam a torcida e a política de ingressos do clube:

1- O time não está jogando um superfutebol;
2- O São Paulo está se acostumando às decisões.

Basta voltar um pouco no tempo e lembrar da nossa "volta" à Libertadores, em 2004. Era casa cheia na primeira fase!

Hoje, cinco anos depois, o são-paulino já está (mal) acostumado com a idéia de que todo ano tem Libertadores. E que a coisa só fica boa mesmo se chegarmos às últimas fases da competição. Podemos criticar o torcedor por pensar assim? Acho que não.

Bem ou mal, hoje, ao fecharem as bilheterias, haviam sido vendidos 17.700 ingressos. A R$ 30, correspondem a R$ 531 mil de renda. Já é mais que a renda do Curíntia contra o Goiás. Ou seja, a torcida do São Paulo está gastando mais dinheiro com seu time do que a do Curíntia com o dela. Isso já não está bom?

Claro que eu quero o Morumbi lotado na quarta-feira. O meu ingresso eu já comprei. Mas não é sensato pensar que vamos lotar o estádio, na quinta oitava-de-final em cinco anos disputada pelo São Paulo. E isso não é culpa de ninguém. A política de ingressos da diretoria já andou ruim em anos passados, mas neste ano está na medida certa. E a torcida, na medida de suas posses e de sua motivação, está comparecendo.

Resumo da ópera: está tudo OK, pessoal. O copo está meio cheio -- ou meio vazio, como queiram. Mas não daria para esperar nada diferente.

E eu sinceramente queria ver o Curíntia colocar 50 mil no Morumbi com ingresso a R$ 30. Aí a gente poderia obter uma base melhor de comparação.

sábado, 3 de maio de 2008

ATENÇÃO, VOCÊ VAI SE ARREPIAR!

http://www.youtube.com/watch?v=KvK1b8xepKc

Faça a sua parte! Vá ao Morumbi na quarta!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Porcaria em crise

Claro que a imprensa dá pouco destaque a isso, mas o Palmeiras está em crise. Pelo menos internamente. O clube está com um déficit de R$ 3,9 milhões no primeiro trimestre de 2008, segundo informa o Painel FC, da Folha. Isso lembrando que a Porcaria fez um contrato muito bom de patrocínio com a Fiat e não precisou colocar a mão no bolso para contratar jogadores, cortesia da Traffic. Os gastos estão ligados, principalmente, aos altos salários pagos a Vandinho e seus jogadores. Para ajudar, alguns nomes influentes no clube estariam revoltados com a desclassificação na Copa do Brasil, e a diretoria argumenta que sanará o déficit vendendo jogadores após o Paulistão.

Depois dizem que o São Paulo não é diferenciado. E acham absurdo quando a diretoria tricolor diz que não faz "loucuras". Montar supertime com cheque-borracha é fácil. Esse sempre foi o segredo do sucesso do "supertécnico" Vandinho, que tem por tradição passar dois ou três anos em cada clube, fazendo seu nome, e depois deixa a equipe em frangalhos, cheia de dívidas e com um elenco desmanchado. Sou mais Muricy. Não ganha tantos títulos quanto Vandinho, mas sabe trabalhar de forma ética, pensando ao mesmo tempo no curto e no longo prazo. Ele se orgulha de dar lucro, e não prejuízo, aos clubes por onde passa. E é de fato uma grande coisa.

CURÍNTIA SURPREENDE. Queimei minha língua, dizendo que o time da Marginal S/N não passaria pelo Goiás. Passou, passou fácil e passou bonito. O gol de André Santos, terceiro dos quatro marcados, foi coisa de louco -- caído, em vez de pedir pênalti, se esticou e empurrou pro gol. Por mais que seja de um clube rival, há de se admirar o espírito guerreiro do jogador. E o resultado vai dar moral para o time. O São Caetano que se cuide.

E O SANTOS SE APROCHEGA... O último a jogar o jogo de ida das oitavas da Libertadores foi o Santos. E não é que eles se deram bem? Com 2 a 0 em casa, vão com tranqüilidade defender o resultado na Colômbia, contra o limitado Cúcuta. A equipe está crescendo de produção e pode chegar.

BOCA 0x3 CRUZEIRO? O "hijo de un container lleno de putas" (segundo o engraçado comentário de um torcedor xeneize) que atingiu o bandeirinha aos 46 do segundo tempo na Bombonera pode desclassificar o Boca da Libertadores. Diz o regulamento que, se a partida for interrompida por agressão ao árbitro ou aos assistentes, o resultado deve ser convertido em favor do visitante. Hoje saiu: a súmula do árbitro diz que o jogo não terminou, por conta do episódio. Será que a Conmebol vai ter as bolas de mudar o resultado da partida? O Cruzeiro, que se tudo ficar como está precisa só de 1 a 0 para classificar, espera ansiosamente a definição. Mas sinto cheiro de pizza portenha no ar.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Os eleitos

O São Paulo empatou com o Nacional, do Uruguai, o que foi um ótimo resultado. Mas dificilmente o Tricolor saiu desta rodada da Libertadores como favorito ao título. Houve equipes que, jogando fora de casa, asseguraram sua passagem para as quartas. Não por acidente, essas três equipes também estiveram entre os quatro primeiros colocados da primeira fase -- o que confirma o favoritismo. São elas Atlas, Flamengo e Fluminense.

Quem diria, né? Pois é. Um mexicano e dois cariocas. Desses, apenas o Flamengo tem tradição no torneio continental -- o que conta um bocado nessas horas.

O Atlas arrancou uma vitória por 1 a 0 do argentino Lanus e só um acidente tira a vaga da equipe. O Flamengo bateu por 4 a 2 o bisonho América do México e nem mesmo um acidente tira a vaga. O Fluminense venceu o Atlético Nacional, da Colômbia, por 2 a 1, e deve também avançar.

Num segundo escalão, vêm LDU, São Paulo e River Plate, que conseguiram, respectivamente, uma vitória em casa por dois gols, um empate sem gols e uma derrota por diferença mínima com gol fora de casa (o popular 2 a 1 pro outro time). São equipes que têm potencial para passar à próxima fase, mas não têm a vaga garantida.

Um pouco mais atrás vem o Cruzeiro, que está na mesma situação do River, mas tem pela frente o poderoso Boca Juniors. Jogo absolutamente igual e sem favoritos, a despeito de o time brasileiro precisar de um magro 1 a 0 para passar de fase.

E falta ainda o jogo entre Santos e Cúcuta, que acontece hoje na Vila.

Moral da história: como Rogério Ceni e Muricy têm insistido nos últimos tempos, se quisermos ser campeões temos de melhorar muito! Mas sigo acreditando! Vamos lotar o Morumbi na próxima quarta-feira!

VAMOS, SÃO PAULO! VAMOS, SÃO PAULO! VAMOS, SER CAMPEÃO!

Bom resultado! Nacional 0x0 São Paulo!


Saudações Tricolores!

Nessa noite fria de quarta-feira, o Tricolor deu um belo passo rumo às quartas de final da Copa Libertadores. O empate sem gols deixa o São Paulo a uma vitória simples no Morumbi para avançar na competição.

O jogo como era previsto foi bastante truncado, muitas faltas e a violência correndo solta. Apesar de tudo, o Tricolor criou várias chances de gol no segundo tempo. Principalmente depois da entrada de Hugo e o deslocamento do Richarlyson para a lateral, dois desafetos da torcida.

O anti-herói da noite foi o atacante Éder Luis que parece sentir esse tipo de jogo, com passes medonhos e chances claras de gol perdidas em contra-ataques fulminantes. Sendo assim, o Tricolor tem sim que lamentar os erros de seu ataque, poderia ter vencido e praticamente carimbado o passaporte para a próxima fase.

Erros à parte, o São Paulo depende de uma vitória simples e cabe ao seu torcedor comparecer ao estádio do Morumbi, para que ela seja bastante importante como sempre para o Tricolor. Vamos pensando fase por fase. Agora, temos uma semana para trabalhar e pressionar os 90 minutos para conseguir um gol no Morumbi.

Não temo o Nacional e espero que a torcida compareça!

Avante Tricolor, marchem liderados pelo Imperador!

Rumo à conquista da América!