quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Futebol ISO 9001

O São Paulo venceu ontem o Rio Claro por 3x1 e começou a mostrar a (velha) cara do time na temporada. Fez uma partida brilhante? Não. Mas Muricy não costuma pedir brilhantismo do time; o que ele quer mesmo é eficiência.

Destaco a palavra: *eficiência*. Essa é a cara do Muricy como técnico. Ele resolve o time de forma modular, começando sempre pelo acerto defensivo. No ano passado, foi exatamente isso que aconteceu, quando o Tricolor começou a engrenar. Por conta disso, o futebol do time foi chamado de "feio" e "retranqueiro". Ah, e de "campeão brasileiro" também.

Na temporada 2008, até agora a tônica tem sido a mesma. E, como o time não mudou tanto de um ano para o outro, o entrosamento entre os homens de trás está vindo mais depressa. Moral da história: o São Paulo não foi agredido ontem pelo adversário. Tudo bem, o adversário foi o nada-poderoso Rio Claro. Mas o padrão tático tinha que começar a aparecer contra alguém, não é?

A eficiência de que eu falo se traduz nos números. Jogando mal e porcamente, com time desentrosado, o Tricolor tem três vitórias e dois empates (sendo que um deles deveria ter sido vitória, não fosse o apito-gambá-amigo) e é o único invicto da competição. Se a aplicação tática se mantiver para os próximos jogos, a diferença é esses números saltarem ainda mais aos olhos (hoje ainda nem somos líderes do torneio, com a Ponte Preta no topo da tabela).

Isso quer dizer que eu estou feliz?

Não, não estou. A defesa já está se acertando, mas a falta de criatividade no meio-campo está dificultando as vitórias. Ontem mesmo, o placar não reflete exatamente o que foi o jogo. Até os 37 minutos do segundo tempo, estava 1x1. E podia muito bem ter terminado assim, se o Rio Claro não estivesse jogando com um a menos.

Isso é ainda mais grave em vista da saída do Souza. (Aliás, parabéns, Souzinha! Boa sorte na Cidade-Luz!) Agora, temos de torcer para que o Carlos Alberto perca os quilinhos a mais e arrebente na meia -- faz tempo que precisamos de um jogador criativo, driblador e com boa visão de jogo, tudo no mesmo pacote, naquela posição.

Enquanto isso não acontece, continuaremos vendo esse futebol burocrático, mas vencedor, do nosso Tricolor.

O grande ponto de interrogação que fica é se esse estilo de jogo vai funcionar em torneios mata-mata. Eu temo que não. Essa mentalidade é boa para campeonatos em pontos corridos, que privilegiam a consistência e a regularidade, mesmo que os jogos sejam todos 1x0, 1x0, 1x0, 1x0... para mata-mata, você precisa fazer muitos gols, mesmo que tome alguns -- e para isso é preciso mais inspiração que transpiração. Inspiração, aliás, que o Tricolor ainda está por mostrar na Era Muricy.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Assalto evita vitória tricolor!

Saudações Tricolores!

Estou muito irritado hoje e difícil falar algo. Vocês que estão lendo sabem provavelmente o sentimento que está impregnado em qualquer são paulino hoje. Realmente o senhor Sálvio Spínola conseguiu estragar o jogo que vinha sendo leal até aquele momento.

Penalti claro e gol legal. Só isso eu preciso dizer, mais nada.

E também tô de saco cheio de Joílson! ACORDA MURICY!

Bom, é isso... desculpem o desabafo!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Dia ruim para o Tricolor!

Saudações Tricolores,

estou de volta! Pena que com não tão bons comentários sobre o nosso glorioso tricolor!

Copinha:

O time bem que resistiu, teve sorte, vontade, raça... mas a limitação acabou sendo técnica mesmo. O time de juniores do SPFC acabou eliminado para o Figueirense por 1x0 em um gol de penalti (duvidoso). A Equipe de Vizolli apesar de ter chegado quase a final da competição não mostrou taaaaanta qualidade assim. Pelo contrário, Sérgio Mota foi a grande decepção do torneio. Os destaques positivos são os volantes Bruno Formigoni e o lateral Diogo, que cresceu bastante na segunda fase. O resto.... acho difícil que vingue!

Paulistão:

Em partida fraca no Novelli Junior em Itu, o São Paulo não passou de um empate por 1x1 com o Ituano, o nome da partida pelo SPFC foi novamente Souza, que marcou um golaço de falta. Infelizmente o destaque negativo dessa partida foi para Jorge Wágner e Adriano que simplesmente não jogaram. Adriano até que tentou mas parecia inquieto e desconcentrado. JW mal pegou na bola, e quando pegava... errava passes de 2 metros.

Clássico: São Paulinos convoco todos para o clássico desse domingo que poderá ser o único contra os gambás nesse ano, portanto vamos apoiar o tricolor! Quem sabe o Adriano não marca seu 1o gol no Morumbi jogando contra eles ein?

Até lá! Boa Sorte Tricolor, estarei lá! Sempre!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Adriano é o cara

Com toda a expectativa sobre a nossa estréia no Paulistão, o Tricolor até ficou devendo. Tomou sufoco, sofreu e só ganhou o jogo contra o Guaratinguetá por conta da inspirada participação do craque Adriano. Defesa bagunçada e meio-campo idem, time sem entrosamento, mostra que Muricy terá muito trabalho pra resolver o pepino de 2008. E o relógio já está tique-taqueando.

Lição deste jogo: Adriano e Aloísio no ataque, por favor!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Virada incrível na Copinha classifica o Tricolor!

Foi inacreditável! Há muito tempo não via um jogo tão "inacreditável". Enquanto fazia uma partida melhor, o São Paulo dominava, dominava mas não conseguia converter em gol. Em parte pela "soberba" e por falta de qualidade também.

Então, no segundo tempo começou um temporal, o prejudicado foi o SPFC que aos 30 minutos sofreu o gol em um contra-ataque rápido e pra variar, vacilo da zaga. Quando tudo parecia perdido, e o time já estava sem lateral, o adversário São Bernardo sofria e garantia o resultado com um jogador a menos, mas em bela jogada da esquerda e uma cabeçada sem chances o São Paulo empatou aos 45 minutos do segundo tempo. Ufa, pelo menos os penaltis! Que nada! Logo em seguida aos 46, o Tricolor virou a partida e ainda deu tempo de fazer o terceiro aos 47! Que jogo incrível! E vai dar moral viu? Comemorado como um título! Sofremos mas passamos e agora que venha o Flu na sexta-feira!

Saudações Tricolores!

Mundo Paralelo Tricolor

Após a confirmação da contratação de Carlos Alberto (faltando apenas a confirmação dos exames médicos), o técnico Muricy Ramalho comentou que gostaria de contar também com o jogador Roger, ex gambás e mengo.

Olha, eu não gosto de cornetar antes do cara vir e jogar, mas o SPFC está entrando numa roubada viu? Tá juntando um time de estrelas que provavelmente vai ter problema de egos e montando uma mini filial da MSI... falta só o Mascherano e o Tevez... puxa vida, nunca pensei que fosse dizer isso... MAS QUE DECEPÇÃO EIN JUVENAL! QUE FACADA!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Diego Tardelli deixa o Morumbi

Dia quente hoje nos bastidores do Tricolor. Diz o Flamengo que está fechado com Diego Tardelli. O São Paulo receberá o US$ 1 milhão que pediu, e ficará com 20% dos direitos econômicos do jogador.

Sei que a maior parte da torcida não gosta muito do Diego, mas eu acho que pode fazer falta. Principalmente se o Aloísio acabar indo embora pros Emirados Árabes.

Em doses homeopáticas, segue o desmanche tricolor...

Zagallo bem que dizia...

Tive que engolir. O Carlos Alberto vem mesmo pro São Paulo. Espero sinceramente que seja para esquentar banco.

Carlos Alberto não!

Olha, estão circulando aí uns rumores de que o Carlos Alberto, ex-Fluminense e ex-Curíntia, hoje reserva encostado do Werder Bremen da Alemanha, pode vir parar no São Paulo. Pelamordedeus, Juvenal, não faça isso!

De todos os diz-que-diz que circularam nas últimas semanas (Valdívia incluído), esse é o pior nome que já apareceu associado ao São Paulo. Sem essa. O cara é mau-caráter, encrenqueiro, desagregador e nem joga tanta bola assim. Para quê a gente ia querer um sujeito assim no nosso elenco?

Estou com os dedos cruzados.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Copinha: Ufa! São Paulo 3 x 2 União São João! Que sufoco...

Foi sofrido mas o São Paulo garantiu a vaga na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em um jogo emocionante e cheio de erros bizonhos, aos 30 do segundo tempo, o garoto Wellington vindo do banco e com apenas 16 anos, acertou um chutaço após uma cobrança de escanteio e definiu o jogo para o São Paulo.

Análise dos atletas depois desses 3 jogos:

Goleiro - Leonardo: Nada de especial, não frangou mas também não fez nenhuma grande defesa.

Lateral Direito - Felipe: Veloz e com boa técnica mas não acerta nenhum cruzamento.

Zagueiro - Paulo: Falha gritante no primeiro gol do União e muito fraco tecnicamente, estabanado e nervoso em campo.

Zagueiro - Fabiano: Falha bizonha no segundo gol do União, o primeiro jogador da história a tentar dar um chute de joelho dentro da área. Horrível.

Lateral Esquerdo - Diogo: Lateral manco, costuma fechar o jogo pelo meio e não sabe tocar de perna direita, acaba se atrapalhando em muitas das jogadas.

Volante - Juninho: Bom jogador, ainda precisa melhorar no combate, mas tem bom potencial.

Volante - Bruno Formigoni: Grata surpresa, volante pronto para o profissional e com ótima saída de jogo e marcação incansável.

Meia - Flávio: Pesado, ruim e pouco criativo. Uma pena que o treinador opte por ele ao invés do Léo Gonçalves que é muito melhor.

Meia - Sérgio Mota: A grande decepção, gosta de enfeitar, joga pra si e tem um estilinho meio "Roger", mete uma mala que vou te falar. Odeio jogador assim. Ele tem ótimo potencial, boa técnica mas não sabe usar da simplicidade. Acha que é o Pelé.

Atacante - Mazola: Driblador mas meio perdido, não possui muita objetividade.

Atacante - Eric: Ótimo finalizador, tem jogado muito isolado e tem baixa estatura, isso prejudica as bolas pelo alto contra os zagueiros que são quase nulas.

Os reservas eu dou destaque para o Leó Gonçalves(Meia) e o Wellington (atacante), tem apenas 16 anos e mostrou muita personalidade.

Técnico - Vizolli: Horrível. Não sabe mexer, não sabe posicionar e o time ás vezes parece um bando. Muito ruim que a garotada do SPFC esteja nas mãos dele. Ele não é questionado de hoje viu, faz muuuuuito tempo.

Bom, é isso aí. Não acredito muito no título do SPFC nessa copinha, mas mata-mata dá pra se conseguir tudo né? quem sabe...

Saudações Tricolores!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Ameaça de debandada

E quando todo mundo estava louvando o sucesso tricolor de manter todo o elenco do ano passado, tirando Breno, vem a surpresa: Leandro e Jadílson foram embora, Aloísio, Souza e Diego Tardelli estão perigando.

Puxa vida, por essa eu não esperava. Espero que se limite só aos dois que já foram, mas que os outros três permaneçam. Do trio, só Aloísio tinha chance real de ser titular. Mas não é esse o ponto. O ponto é que dos quatro reforços tricolores, dois são por empréstimo de seis meses. Ou seja, se os contratados forem embora, e só os emprestados ficarem, com que time vamos jogar o segundo semestre?

Ainda não é para desespero, mas já dá para ficar preocupado. Até porque todo mundo sabe que a grande debandada costuma ser no meio do ano, quando o futebol europeu se prepara para a nova temporada.

E olha que o Paulistão nem começou, hein?

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Profissionais: 2008 promete! Juniores: Primeira decepção

Saudações Tricolores!

Saudades de escrever nesse blog e me comunicar com a melhor torcida do mundo! Com muita alegria que começa esse ano falando que o São Paulo tem um time bem montado e capaz de ganhar mais uma Copa Libertadores.
Há muito tempo não existe um início de temporada tão confiante em relação a plantel. Os reforços de: Juninho, Joílson, Adriano e Fábio Santos vieram bem a calhar.

Decepção na Copinha:

Logo na segunda partida e o tricolor já tropeçou na copinha, em um dos piores jogos que eu já vi tecnicamente o SPFC apenas empatou em 1x1 com o Piauí e complicou sua situação na competição. Para avançar para segunda fase é necessária uma vitória contra o líder União São João.

Destaque negativo para Sérgio Mota: Quando devia puxar a responsabilidade pra si e resolver, se escondeu e parecia praticamente fugir da bola. Horrível. Aliás, o técnico Vizolli também é outra piada de mal gosto.

Enfim, é isso, volto com mais da Copinha e dos profissionais em breve!

Saudações Tricolores e Feliz 2008 a todos!