quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Abosta, novo reforço do Curíntia

Mais uma charge da Imprensa São-Paulina. Com vocês, Abosta!!!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Grupo da Libertadores e o Império Contra-Ataca








O Desenho de 2008 começa a ser traçado com a definição dos grupos da Copa Santander Libertadores. O grupo tricolor parece ser o mais "fácil" entre os brasileiros. Vamos ver se dessa vez conseguimos ser o primeiro colocado no geral para conseguir as vantagens na fase do mata-mata.




Grupo 7

São Paulo
Deportivo Luqueño(Par)
Atlético Nacional (Col)
Chicó FC (Col) ou Audax Italiano(Chi)


O SPFC é favoritíssimo ao primeiro lugar do grupo, mas é preciso atenção. São times de países com uma certa tradição em Libertadores, não possui nenhum venezuelano ou boliviano. Destaque vai para a tradição do Atlético Nacional e a possível revanche contra o "poderoso" Audax Italiano!


Império Contra-Ataca:

Imperador é Tricolor! Que reforço ein!? Mesmo que seja por 6 meses é um centroavante nato e tem tudo para dar certo no SPFC! Enfim, um belo presente de natal para nós. Agora só falta um camisa 10 Juvenal! Um meia armador!!! Aí estaremos prontos para o Tetra!
O São Paulo precisa se blindar contra tentativas de ataque da imprensa de "outros times" que tentarão criar um clima em cima de Rogério Ceni x Adriano. Polêmica: qual a maior estrela? Enfim, é preciso lidar muito bem com isso e ambos se unirem! O SPFC vive a monarquia do Rei Rogério, mas por 6 meses teremos um reinado conjunto e espero muito vitorioso!


Saudações Tricolores de Natal! E seja bem vindo Imperador! Que também é a cara do Scooby-doo!

Quem é Acosta? Imperador é Tricolor!


Deu no Globoesporte.com: Gilmar Rinaldi, empresário de Adriano, foi à Itália e arrancou liberação da Internazionale para que ele jogue no Tricolor do Morumbi durante o primeiro semestre de 2008. É mole ou quer mais? Falta acertar alguns detalhes, mas o Imperador vai mesmo vestir o manto sagrado no ano que vem!

E tem gente que diz que a gente perdeu o Abosta pro Curíntia... Perdemos porque não quisemos, é óbvio!

Penta, o DVD

Aproveitando a espera pelo sorteio dos grupos da Libertadores 2008, faço uma resenha do último lançamento em DVD do São Paulo. Produzido pela Bossa Nova Films, numa parceria entre o Tricolor e o diário "Lance", "Penta" relata, de forma bastante original, a saga da conquista do Campeonato Brasileiro de 2007.

É o primeiro lançamento do gênero que eu vi fugir do "feijão-com-arroz" desse tipo de produto; mais que uma coletânea de gols, melhores lances e partidas completas, "Penta" traz o foco da conquista para o lado menos observado: os torcedores.

O enredo é bem simples. Ao longo das rodadas que antecederam a conquista do certame, acompanhamos torcedores de várias partes do Brasil em sua vibração tricolor. Contra o Figueirense, um casamento tricolor. Na partida contra o Inter-RS, encontramos uma dupla de gaúchos são-paulinos; contra o Flamengo, no Rio, dois cariocas torcendo pelo São Paulo (nem sabia que existia isso!). Em São Paulo, uma família humilde vai torcer pelo Tricolor, contra o Curíntia (numa tentativa de desmascarar a farsa de que só o rival seria "o time dos pobres"). Em Pernambuco, dois arretados torcedores do São Paulo, contra o Sport. Uma velhinha torcedora acompanha ao jogo contra o Fluminense pela TV. E do interior de São Paulo, da roça mesmo, vem mais um torcedor. Quase todos esses personagens se encontram no Morumbi na "final", contra o América-RN.

Bem sacado. O vídeo tem momentos engraçados, momentos emocionantes e transmite bem a sensação de que a paixão pelo São Paulo não respeita fronteiras municipais ou estaduais.

As histórias dos torcedores são naturalmente intercaladas com as histórias dos jogos. Curiosidade: entre as partidas "narradas" no DVD, em duas delas nós perdemos. Contra o Flamengo, no Rio, e contra o Curíntia, aqui. Um pouco frustrante, num vídeo que supostamente deveria exaltar a glória tricolor. Por um lado, fica a mensagem de que a torcida reage tão bem às derrotas quanto às vitórias. De outro, sobra a sensação de que a idéia do DVD surgiu meio às pressas, e os produtores não estavam dispostos a "perder" personagens, cortando os jogos dos quais eles foram "protagonistas".

Esse é o lado ruim. Houve muitos jogos interessantes (e importantes), que mereciam estar no DVD, e não estão -- provavelmente porque não havia "conteúdo" de torcedor para acompanhá-los. O jogo do fim do primeiro turno contra o Botafogo, por exemplo, merecia figurar, só para citar um.

Em compensação, o formato é muito interessante e faz por onde suprir essas deficiências. As imagens dos jogos são, em geral, muito boas e foram produzidas para o filme -- há algum material cedido pela Globo, mas é pouca coisa. Ao terminar de ver o DVD, fica uma sensação muito boa de ser são-paulino (o vídeo conclui com uma cena bem tocante, e nada futebolística, de Rogério Ceni, que vale muito a pena)!

Está na cara que o vídeo foi produzido não só para contentar os torcedores do São Paulo mas também para arrebatar novos fãs do clube mais poderoso do Brasil.

Hmm, agora, algumas críticas -- em jargão de reviewer profissa de DVD.

A autoração é ruim. O filme é todo em "widescreen", mas sem o formato anamórfico, o que atrapalha quem tem televisão em formato 16x9 e pluga seu aparelho com as saídas de imagem de melhor qualidade (RGB ou HDMI). (Quem tem TV de tubo tradicional não vai ver nada disso.)

Há também uma diferença de volume do som entre o vídeo e o menu, que incomoda. (Essa até quem tem televisor da época da Copa de 1970 vai sentir.) E o formato de tela dos extras também oscila, obrigando os que têm TV widescreen a ficar reconfigurando o aparelho o tempo todo.

Aliás, uma palavrinha sobre os extras: além da manjada festa dos jogadores, esse material contém entrevistas MUITO BOAS e INÉDITAS com Muricy Ramalho e Juvenal Juvêncio, um segmento interessante com o Julio Casares (diretor de marketing) e imagens que eu ainda não tinha visto do projeto de reforma do Morumbi para 2014.

No final das contas, e apesar dos defeitos, "Penta" mostra que o Tricolor está no caminho certo para produzir filmes com cada vez mais qualidade e criatividade para sua entusiasmada torcida. Alguém aí vai comprar o da Libertadores 2008? :-)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Milan no topo do mundo



No primeiro tempo, eu fiquei surpreso com o futebol corajoso apresentado pelo Boca Juniors, diante dos craques milaneses. Depois de assistir ao São Paulo e ao Internacional praticando um futebol sobremaneira defensivo nas edições anteriores da final da Copa do Mundo de Clubes, vi um Boca ofensivo, com coragem e vontade de ganhar. O primeiro tempo terminou 1x1, e eu pensei comigo mesmo que era essa a atitude que eu gostaria de ver no Tricolor, quiçá na final de 2008.

No segundo tempo, mudei de idéia. Com jogadas inspiradíssimas do ex-são-paulino Kaká, o AC Milan atropelou o Boca. Não tanto com domínio da partida, mas com precisão. A rigor, o Boca deu um chute a mais no gol que o Milan no jogo, e a posse de bola foi praticamente igual para as duas equipes. Mas Kaká, Seedorf, Inzhaghi e cia., quando chegavam, chegavam para valer. O Milan deu sorte e, num pequeno bate-rebate na área, fez 2x1. No terceiro, bela jogada individual de Kaká, e um frangasso do goleirão xeneize. No 4x1, incrível troca de passes dos milaneses, selando a sorte da partida.

O Boca ainda acharia um golzinho e quase faria um terceiro, com um petardo de fora da área desferido por Ibarra, mas o placar ficou mesmo em 4x2, e o Milan sagrou-se o campeão dos campeões mundiais -- o único com quatro conquistas dessa natureza no currículo.

Claro que o nosso Tricolor vai buscar no ano que vem e igualar o feito milanês, mas uma coisa que já faz pensar: devemos encarar de frente, como fez o Boca, e correr o risco de apanhar dos europeus? Ou será que é melhor mesmo contar com a inspiração defensiva e ofensiva de um Mineiro para segurar a onda até o juiz apitar o fim do jogo?

Teremos tempo para refletir, durante essa entressafra do futebol. O São Paulo começa a temporada no dia 16 de janeiro, em partida válida pelo Campeonato Paulista. Ainda não sabemos exatamente com que time, mas parece que o Imperador vai mesmo virar reforço tricolor...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Especulações e Milan na Final

Saudações tricolores!

Especulações: Ontem á noite, Juca Kfouri postou em seu blog que o chileno Valdívia estaria acertado com o SPFC. Olha, sem querer criticar mas na hora em que eu li, sabia que se acontecesse eu iria comer meu chapéu. Pouco mais de 20 minutos depois, o jornalista tirou o dele da reta falando que alguém estaria mentindo... Ele pode ser respeitado pela sua carreira, mas isso foi um dos maiores absurdos que eu já vi, até capa do UOL foi... Um tiro no pé. Barriga total.

Obs: Se viesse seria uma contratação e tanto, mas não iremos nos iludir.

AC Milan 1 x 0 Urawa Red Diamonds: Quase aconteceu uma zebra histórica e foi por pouco viu? O jogo foi equilibradíssimo e os italianos mostraram que estão sim bem preocupados com o Mundial de Clubes. Farão com certeza uma grande final com o Boca definindo o primeiro tetra mundial. Uma pena né? mas será um jogão. Ah, pra variar o Milan foi "Kaká e + 10".

Hasta la vista!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A primeira baixa

Breno, como já se desconfiava há tempos, foi mesmo para o Bayern de Munique. Ao São Paulo caberão R$ 22 milhões, mais a tarefa de recompor a defesa. Juninho, ex-Botafogo, foi contratado para isso. Será que segura a onda?

Enquanto isso, no Japão...

Torci. Torci muito pelo esforçado Etoile Sportive du Sahel. Quase deu. Mas não deu. Com um resultado magrinho, por 1x0, o Boca Juniors é o primeiro finalista da Copa do Mundo de Clubes. Mais uma vez, a superioridade sul-americana foi confirmada no torneio. Resta saber se a européia também será. O AC Milan enfrenta o Urawa Red Diamonds. Minha dúvida é: para quem torcer? O jogo pelo jogo, claro que seria pelo Urawa. Mas será que é uma boa entregar o mundial de bandeja para o Boca? Ou dá para torcer para o Urawa ser campeão do mundo? Se for, estraga o torneio? E o título do Curíntia?

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Para não rir só da galinhada

Leio hoje na "Folha de S.Paulo" que o projeto de reforma do Estádio Palestra Itália, feito em parceria com a W.Torres Engenharia e a Amsterdam Arena, fará com que o Palmeiras tenha de pagar aluguel para jogar no próprio estádio! Tudo isso só para tentar fazer sombra ao Morumbi na Copa de 2014. Até onde vai o espírito-de-porco, hein?

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Os diamantes são vermelhos

No primeiro jogo que eu de fato *vi* desta Copa do Mundo de Clubes, o Urawa Red Diamonds ganhou, com méritos, do Sepahan, por 3 a 1. Ninguém jogou um futebol espetacular, mas os japoneses me pareceram mais arrumadinhos -- e a torcida presente sempre ajuda.

Claro que nada disso deve atrapalhar os planos do AC Milan de ir para a final, mas torcer é de graça...

domingo, 9 de dezembro de 2007

Mundial de Clubes: Desprezo = 0x1

E foi assim a eliminação precoce do Pachuca no Mundial de Clubes. Quase que inacreditável, o gol foi quase um feito pelo Gabiru ano passado. Desde o início da partida o Pachuca controlou as ações, durante todo o jogo teve 65% da posse de bola e a maioria dos chutes a gol. O Etoile du Sahel foi um time esforçado e que fatalmente já fez seu milagre na competição. Não temo errar em afirmar que o Boca está na final do Mundial de Clubes. Por um lado foi divertido ver a vitória aos 38 do 2o tempo do time africano, o técnico do Pachuca parecia não acreditar. Afinal, o "mongo" deixou o melhor jogador do time no banco, o camisa 10 articulador e deu no que deu.
Etoile 1 x 0 Pachuca. Com um chute quase impossível de entrar, entrou com um leve desvioem um momento que o Etoile não atacava mais. E a empáfia novamente foi derrotada e afundada com o desprezo junto. Os africanos comemoraram como um título, e tenho que dizer que nesse jogo não faltou torcida no estádio, dos dois times. Mas o cântico do Etoile "Allez Allez... Allez Etoile" era o mais ouvido.

Agora resta ao Urawa Red Diamonds derrubar o Sepahan do Irã e pegar o Milan. Porque na minha opinião, o Boca já está na final.

E o Pachuca escreveu uma das páginas mais vergonhosas da sua história.

Ps: Ô técnico burro viu...

Pachuca Tchuchuca

Não passou das quartas-de-final a participação do Pachuca na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. No meio da madrugada, enquanto eu dormia, os mexicanos conseguiram uma façanha: perder para o Etoile Sportive du Sahel, da Tunísia! 1x0. Na primeira imagem, achei que era mais um peru para a coleção deste Mundial. Mas não, a bola desviou no zagueiro e enganou o goleiro.

Moral da história: tenho que trocar de time, porque o Boca já está na final. Por enquanto, sigo meu irmão e passo a vestir a camisa do Urawa Red Diamonds, do Japão. Depois, vou ter de virar milanês mesmo.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Curíntia... Curíntia, minha piada...

Rumo à Série C.

É o que declarou, nas entrelinhas, o presidente do Curíntia, Andrés Sanchez, nesta reportagem da "Folha de S.Paulo" (só para assinantes UOL/Folha).

O re-rebaixamento faz parte do mais novo plano infalível de marketing da galinhada, preparado pelo Nizan Guanaes (em parceria com o Cebolinha, é o que ouço nos bastidores). É o mesmo cara que fez a campanha presidencial do Serra contra o Lula (básico, perdeu).

Não acredita? Bem, acompanhem comigo, com base no que diz o Sr. Cara-de-Areia-Mijada.

Para ele, o Curíntia fez um ótimo negócio ao ir para a Série B -- Sanchez diz que a visibilidade do time aumentou com a "transferência" e quer até renegociar (para cima) os contratos com os patrocinadores.

Ao mesmo tempo, o Curíntia diz que não pretende passar mais de um ano nesse lucrativo mercado da Série B. Pelo visto, vai procurar algo ainda mais lucrativo. E como a Série A já perde nesse quesito (sempre segundo a brilhante diretoria do Curíntia), a única resposta é a Série C.

Ah, e tem mais: fontes ligadas ao clube confirmam que o planejamento de longo prazo prevê o Curíntia na Série Z até 2012.

Vai, agora separa o que é piada do que é verdade.

Juninho no São Paulo

O Muricy passou boa parte de 2007 dizendo que o time que estava jogando mais bonito era o Botafogo. Agora, o Tricolor está comprando meio time deles. Faz sentido. Joílson já havia sido confirmado, e agora Juninho, zagueiro, aporta no Morumbi.

Até agora, parece bom. Mas o que mais tem me animado é que ninguém ainda foi embora. Claro que é cedo para dizer, então fiquemos com o pé atrás.

Pelada em Tóquio

Não vi o jogo -- apenas os gols -- do *clássico* entre Sepahan (do Irã) e Waitakere United (da Nova Zelândia). Mas só com isso já deu pra sentir o alto nível da prática do esporte bretão. Dois peruzões inacreditáveis. Enfim, como já havia declarado, meu time no certame é o Pachuca, que está na outra chave e joga na madrugada de amanhã.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

As piadas continuam

Enquanto ninguém tem nada com que se preocupar, a galinhada continua sofrendo com as piadinhas. Hoje ouvi várias ótimas, do melhor tipo, curtinhas.

A do antenado: Veja você, na época em que o Corinthians jogava na primeira divisão a televisão ainda era analógica...

A do observador atento: A torcida tanto empurrou, empurrou, empurrou... que caiu.

A do torcedor precavido: Gritos da galinhada no ano que vem...

- Oh Criciúma, pode esperar, a sua hora vai chegar!
- Não é mole não, os gaviões dominaram o Castelão!
- Ah, tenho certeza... o meu Timão vai golear o Fortaleza!
- Ei, você aí, cadê o Avaí? Cadê o Avaí?
- 1, 2, 3... Brasiliense é freguês!
- Chora Bahia imundo, o meu Timão é campeão do mundo!


A do estudioso:

- Qual a semelhança entre o time do Corinthians e um aluno da primeira série?
- Nenhum dos dois sabe ler direito, e no ano que vem vão para a segunda.

Enquanto isso, na Sala de Justiça...

O Tricolor Mais Querido do Mundo apresentou hoje, no maior estádio particular do mundo, uma nova linha de produtos do franchise são-paulino. São bichos de pelúcia com a camisa do São Paulo e, entre eles, o famoso Taz, da Warner. Desses, o mais interessante para mim é o lançamento do DVD da conquista do Brasileirão em 2006. Uma demonstração de que, para time campeão, não é tão difícil assim de fazer dinheiro...

E por falar em dinheiro...

O todo-poderoso Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes, empresa que domina as transmissões do futebol de elite no Brasil, fez palestra defendendo a volta do "mata-mata" no Brasileirão. (Leia mais aqui.)

O engraçado é a argumentação básica do sujeito: não, a torcida não gosta de pontos corridos. O campeonato neste ano só deu certo e teve aumento de 34% no público de um ano para outro por uma série de fatores externos. "Esse aumento é explicado essencialmente pelo conjunto de times de tradição significativa reunidos na Série A esse ano, no fenômeno de público do Flamengo e nas promoções de ingressos feita por uma empresa privada", disse.

Minha pergunta para ele, em forma de pergunta: E daí, cara-pálida? Tem alguma coisa surpreendente nesses três elementos?

Acho que é esperado que a Série A tenha muitos times de tradição. No ano que vem, será ainda maior essa presença, com a volta de equipes maiores, como Portuguesa, Coritiba e Vitória, e a saída de times de menor expressão, como América e Corinthians.

A torcida do Flamengo estar animada com o campeonato depende exclusivamente do desempenho do clube. Se eles continuarem trabalhando bem, a torcida vai estar lá. Se não trabalharem, os torcedores não irão -- não importa a fórmula de disputa.

Por último, a promoção da Nestlé. Sua existência deveria ser exaltada -- descobriram uma fórmula para beneficiar o futebol e fazer dinheiro ao mesmo tempo (a fórmula dos pontos corridos faz dinheiro, mas em detrimento do futebol). Qual é o problema?

Acho que está na hora de aceitarem que queremos ter um futebol sério no Brasil. E isso exige os pontos corridos. Espero que a CBF continue com a coragem necessária para bancar essa fórmula de disputa.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Levamos (quase) tudo

Na festa da CBF de ontem, apesar da torcida urubuzando (literalmente), não teve pra ninguém: nosso Tricolor faturou todos os prêmios a que tinha direito. Na seleção do Brasileirão, colocou 5 jogadores: Rogério Ceni, Breno, Miranda, Richarlyson e Hernanes. De quebra, nosso capitão faturou mais dois prêmios, como craque do campeonato eleito pela torcida e craque do campeonato eleito pelos especialistas. E Breno também levou o prêmio de revelação do campeonato. Quer mais?

Eu queria mais. Queria a taça das bolinhas, para esfregar na cara dos flamenguistas de plantão. Mas não teve. Não sei não, mas está com cara de que a CBF amarelou. Não entregou durante o torneio, não entregou na festa... vai entregar quando? Se bobear, manda por SEDEX. A idéia, pelo visto, é ser o mais discreto possível -- justamente o oposto do que nós gostaríamos.

Enfim, sexta-feira já tem jogo do Mundial de Clubes. Um time do Irã e outro da Nova Zelândia. Joooogããããooo de booolaaaaa...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

E que SEGUNDONA ein?!?

Saudações tricolores! Hoje é um dia de muita alegria para a maioria dos torcedores do país!

Apesar da mídia colocar como uma SEGUNDA muito triste, eu discordo e acho que ela é mais feliz do q triste? Afinal, tem mais gente contente... é uma questão matemática!

O mais divertido dessa história toda é ver Chico Lang, Marlene Matheus, Juarez Soares, Osmar de Oliveira... e tantos outros que torcem pelo time da Série B ficarem falando e ofendendo o glorioso São Paulo Futebol Clube. A inveja é taaaaanta, mas taaaaaaaanta... que a gente até ri quando vê...

Enfim, comemore torcedor, hoje é um dia histórico e que o ano de 2008 seja melhor ainda, mais divertido... quem sabe não rola uma queda pra Terceirona!?

hahaha Abraços e zoem seus amigos, pq eu já ganhei um jantar apostado.. e meu amigo vai me pagar numa SEGUNDA! kkkkkkkk

PS: Pena que a Megaloja do SPFC não vende a camisa do Goiás? tive que comprar em outro lugar kkkkkkkkkk

"Tira o Curíntia daí..."

O belo e ensolarado dia na capital paulista anunciava um momento de redenção para o futebol brasileiro. O Curíntia, time da roubalheira, da lavagem de dinheiro, do desvio de verbas, atual devedor de R$ 95 milhões, equipe vendida, campeã na tradição da picaretagem, caía para a segunda divisão do futebol nacional.

Que ninguém pense que houve conspiração para a derrocada dessa agremiação. Foi ruindade pura mesmo. E a elite do futebol nacional agradece pelo expurgo da sujeira na primeira divisão. Se quiser voltar um dia, as portas estarão abertas (que seria de nós batendo naquele timinho só uma vez por ano, no Paulistão?). Mas que a imundície fique do lado de fora.

E a taça das bolinhas?

Segundo tudo que foi dito até agora pela imprensa, é hoje, na festa da CBF no Rio de Janeiro, que o Tricolor levantará a famosa taça das bolinhas. Provavelmente, ocorrerá sob as vaias dos flamenguistas. Mas e daí? O São Paulo tem ótimo aproveitamento também fora de casa... ;-)

De olho no Japão

O que sobrou neste ano no mundo da bola é acompanhar o Mundial de Clubes da Fifa. Os dois favoritos são Boca Juniors e AC Milan, e ambos terão a chance de se colocar acima de todos os outros (inclusive nós, lamentavelmente) ao conquistar seu quarto título mundial. Até hoje, o recorde para todos os clubes do mundo é três.

A despeito das probabilidades, vou torcer para que continue assim. Meu time no Mundial, pelo menos até onde der, é o Pachuca, do México. Sí, se puede.